01 de setembro de 2024
SAÚDE

Hábitos que são inimigos dos lábios


| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução

Nos dias frios e de baixa umidade, os lábios tendem a ficar mais ressecados. E quando isso acontece, o melhor é evitar hábitos que podem piorar o problema, como umedecer os lábios com a própria saliva e usar água quente, segundo especialistas.

No inverno, há uma queda na produção natural das glândulas que lubrificam a região, deixando a pele menos hidratada. Quem costuma umedecer os lábios com a própria saliva na tentativa de melhorar o quadro pode acabar obtendo um efeito contrário. Isso porque a saliva é mais ácida e piora o ressecamento.

Outro hábito a ser evitado é limpar o rosto com água quente, que ajuda a extrair a umidade dos lábios enquanto evapora. Ela também auxilia na retirada de óleos naturais que os mantêm hidratados.

Também é preciso evitar a exposição ao sol sem proteção. O indicado é usar filtro solar com fator acima de 30.

Mais uma prática que deve ser deixada de lado é usar protetores labiais aromatizados. As fragrâncias podem irritar a pele e aumentar as rachaduras. Segundo especialistas, o melhor é aplicar protetores labiais com filtro solar sem adição de cores ou perfumes.

Especialistas recomendam sempre olhar os ingredientes no rótulo dos protetores labiais e verificar se não há substâncias que possam causar irritação, como o ácido salicílico, que é esfoliante que remove as células mortas da pele, mentol e hortelã-pimenta.