01 de setembro de 2024
SAÚDE

Camomila: 'a rainha das ervas'


| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução
Camomila se destaca por ser uma das plantas com ação terapêutica mais apreciadas do mundo

Que existem ervas que trazem benefícios para a saúde todo mundo sabe. Mas o que muita gente desconhece é que uma delas se destaca por ser uma das plantas com ação terapêutica mais antigas e apreciadas do mundo. Trata-se da camomila.

De nome científico Chamaemelum nobile, ela é conhecida não só pelo seu sabor suave e agradável, mas também pelos seus muitos poderes: alívio de problemas digestivos, redução de estresse e insônia e diminuição das dores corporais, segundo o jornal argentino La Nacion.

De acordo com Florencia Fasanella, farmacêutica especialista em plantas medicinais, ervas como a camomila, com seu incrível metabolismo, tornaram-se essenciais na medicina tradicional de diversas culturas. Liliana Papalia, médica especialista em nutrição, acrescenta que, "desde que utilizadas com cautela, as ervas podem fornecer opções de tratamento acessíveis e sustentáveis ao promover abordagem holística da saúde".

Chamada de "rainha indiscutível das ervas" pelos especialistas no assunto, a camomila chama atenção devido às suas potentes propriedades anti-inflamatórias, antialérgicas, antibacterianas e calmantes.

"Ela contém quercetina, que é um bioflavonoide com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios que reduzem o inchaço, as dores corporais e, inclusive, melhoram a digestão", explica Yael Hasbani, treinador de saúde e especialista em nutrição holística.

A especialista aponta ainda o motivo da grande popularidade da camomila: a capacidade relaxante.

"Tanto a infusão quanto o óleo essencial de camomila exercem efeito calmante em pessoas com insônia ou estresse e ansiedade", completa María Jimena Lannutti, especialista em herbologia.