23 de julho de 2024
NA REGIÃO

Igaraçu: primeiro nascimento após quase 30 anos

Por Lilian Grasiela | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/redes sociais
Grávida de 37 semanas, jovem de 22 anos estava com pressão alta; UPA fez parto de urgência. Após o parto, mãe e filha seguiram para a Santa Casa de Jaú

Igaraçu do Tietê (71 quilômetros de Bauru), com 23.106 habitantes, registrou, neste final de semana, o primeiro nascimento de um bebê em quase 30 anos. A informação foi divulgada pelo prefeito do município, Ricardo Verpa, em sua página no Facebook. Após parto de emergência, realizado na Unidade de Pronto Atendimento municipal, mãe e filha seguiram para a Santa Casa de Jaú para avaliação e atendimento especializado.

Igaraçu dependia de um convênio com o Hospital e Maternidade São José, de Barra Bonita, para partos e serviços de urgência. Em fevereiro deste ano, foi inaugurada a Unidade de Pronto Atendimento municipal para atender casos de emergência. O contrato com o hospital de Barra Bonita foi encerrado e os partos passaram a ser regulados via Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross).

Porém, no sábado (20), uma situação excepcional fez com que Igaraçu voltasse a registrar um nascimento após quase 30 anos. Com 37 semanas de gestação, e sentindo dores, Elisa Antônia Mariano Maestro, de 22 anos, procurou a UPA municipal. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Luciani Valéria Vinchi Leal, uma avaliação inicial mostrou que ela estava com a pressão alta e tinha entrado em trabalho de parto.

"Já que o bebê estava coroando (forçando a cabeça contra a abertura da vagina para nascer), eles optaram por realizar o parto ali", conta Leal. "Era melhor que ele nascesse na unidade, que estava preparada para isso, do que fosse transferido e nascesse dentro de uma ambulância. Então a equipe toda se preparou e realizou o parto no pronto atendimento. Ele foi feito pela médica Marília Esteves Alves de Souza". Após o nascimento da pequena Alice, a secretária de saúde explica que a unidade solicitou, por meio da Cross, vagas para que a mãe e a filha recebessem atendimento especializado e elas foram encaminhadas por uma ambulância até a Santa Casa de Jaú, onde seguiam internadas até esta segunda-feira (22), com quadro estável. "Não nascia um igaraçuense realmente há cerca de 28, 30 anos", revela.

O fato atípico foi celebrado pelo chefe do Executivo local. "Graças à agilidade e profissionalismo da equipe presente, o parto ocorreu de maneira tranquila e segura para a mãe e para a bebê. Em seguida, foram transferidas para a Santa Casa de Jaú para seguirem com os procedimentos do hospital. Deixo meus parabéns para a família da pequena Alice e para os profissionais que atenderam a ocorrência", postou.