23 de julho de 2024
SAÚDE

Telemedicina do SUS atinge 6 mil horas de atendimentos

Por Andréia Marques | Especial para Todo Dia Campinas
| Tempo de leitura: 2 min

O serviço de telemedicina em Campinas ultrapassou 6 mil atendimentos feitos aos pacientes do SUS. O levantamento da Secretaria de Saúde foi feito entre março de 2023, quando o recurso foi implantado, até junho deste ano.

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Do total de pacientes atendidos, 891 precisaram ser encaminhados a um pronto-socorro para assistência presencial. O número representa 3,76% dos casos.

Neste período, foram realizados 36,7 mil teleatendimentos, incluindo retornos de usuários. O número se divide entre 23,6 mil teleconsultas e 13 mil teleinterconsultas. Veja abaixo como funciona a telessaúde e as diferenças entre os dois formatos aplicados pela rede municipal.

Números da Saúde Digital (março de 2023 - junho de 2024)

A telessaúde é sempre indicada após o usuário do SUS Municipal receber uma avaliação prévia feita por um profissional de saúde na unidade básica de referência ou diante da possibilidade de oferta para usuários aguardando atendimento com especialista.

Na prática, o usuário da rede pública, ao buscar por um centro de saúde, pode receber a oferta de uma assistência mais ampla e ágil, o que também beneficia quem realmente precisa dar continuidade no atendimento presencial.

Como funciona?

Quem aceita a telessaúde recebe uma mensagem da assistente virtual Ana pelo número (19) 9-9604-3012. O número não aceita ligações e a identificação aparece como Acesso Fácil Saúde Campinas, incluindo o logotipo.

O paciente recebe um comprovante com o horário do atendimento on-line por WhatsApp ou SMS pelo número da Saúde Digital, o (19) 9-9962-0245. Um pouco antes do horário, um link será enviado para o celular do paciente para ele clicar e entrar na sala virtual do médico.