20 de julho de 2024
PREFEITO E VEREADOR

Eleições: região de Campinas tem 2,5 milhões de eleitores aptos

Por Leonardo Vieira | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 1 min
Agência Brasil
Eleições acontecem em outubro: de acordo com o TSE, o número aumentou 2,8% em relação às eleições municipais de 2020

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta semana que o número de eleitores aptos a votar nas próximas eleições aumentou 2,8% na região de Campinas em relação às eleições municipais de 2020. Atualmente, a RMC tem 2.534.479 eleitores que podem escolher novos prefeitos e vereadores. 

Na cidade de Campinas, o eleitorado é composto por 884.726 pessoas. Este ano, as eleições ocorrerão nos dias 6 de outubro (primeiro turno) e 27 de outubro (segundo turno, em cidades com mais de 200 mil eleitores, se necessário).

A divulgação desses números pelo TSE é crucial para o planejamento do processo eleitoral, incluindo a distribuição das urnas e a organização das equipes que atuarão no dia da votação.

Convocação de mesários

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) informou que 10.096 moradores de Campinas foram convocados para atuar nas Eleições Municipais de 2024. As convocações começaram em 1º de julho e continuarão até 7 de agosto.

Em todo o estado de São Paulo, mais de 420 mil pessoas serão chamadas para trabalhar no pleito de outubro. Aqueles que receberem a convocação devem confirmar a participação no site do TRE-SP, onde também podem verificar se foram chamados.

Segundo o TRE-SP, a convocação é feita por WhatsApp e e-mail, e, caso esses meios estejam indisponíveis, por carta via Correios. Recusas por motivos de saúde ou outras razões justificáveis devem ser apresentadas até cinco dias após a convocação.

Essas medidas visam garantir um processo eleitoral organizado e eficiente, com a colaboração de mesários treinados e preparados para assegurar o bom andamento das eleições, segundo a Justiça Eleitoral.