20 de julho de 2024
TRANSPORTE

Apenas passageiros vão poder entrar no Terminal Mercado

Por Andréia Marques | Especial para o Todo Dia Campinas
| Tempo de leitura: 3 min
PMC
Entrada no terminal será exclusivo para usuários do transporte coletivo

O acesso ao novo Terminal Mercado passa a ser exclusivo aos usuários do transporte público coletivo municipal a partir de segunda-feira (22). Segundo a Emdec, a medida visa dar mais segurança aos usuários e manter a conservação do espaço.

Clique aqui para fazer parte da comunidade do Todo Dia Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

A entrada será pelas catracas localizadas na Avenida Benjamin Constant (em frente ao Mercado Municipal) e no cruzamento entre as vias Bernardino de Campos e Ernesto Khulmann. A cobrança da tarifa será efetuada em duas etapas: 80% do valor da passagem será debitado do Bilhete Único ou QR Code no momento da passagem pelas catracas do terminal; e os 20% restantes serão debitados no interior do ônibus, na passagem pela catraca, com a entrada pela porta dianteira.

Dessa forma, a Emdec consegue mapear as linhas utilizadas pelos usuários e realizar o rateio das tarifas entre os diversos operadores que atuam no terminal. Esse é o mesmo sistema de pagamento adotado no Terminal Central, que também foi fechado em outubro de 2022.

Nas duas entradas do novo Terminal Mercado, há postos de atendimento da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc). O da entrada pela Avenida Benjamin Constant foi construído no contexto da reforma do espaço.

O novo Terminal Mercado é operado por 25 linhas convencionais municipais: 230, 241, 242, 250, 251, 252, 253, 254, 255, 256, 257, 260, 261, 263, 265, 271, 273, 311, 312, 317, 331, 332, 352, 355 e 371.

Juntas, elas transportaram, em maio, mais de 51 mil passageiros em dias úteis. A estimativa de circulação dentro do Terminal Mercado é de 18 mil pessoas por dia.

As linhas Corujão estão de volta?

As linhas do Corujão voltam a operar no Terminal Mercado a partir de segunda-feira, dia 22 de julho. Durante a reforma, elas foram remanejadas para o Terminal Central. Agora, com o fechamento do Terminal Mercado, elas retornam para o espaço.

As linhas do Corujão circulam durante a madrugada nos eixos Amarais, Barão Geraldo, Campo Grande, Lix da Cunha, Ouro Verde, Santos Dumont, Sousas e Washington Luiz.

Confira as oito linhas: 179 - São Domingos (Eixo Santos Dumont); 199 - Vida Nova (Eixo Ouro Verde); 289 - Itajaí IV (Eixo Campo Grande); 299 - Nova Aparecida (Eixo Lix da Cunha); 309 – Parque Cidade (Eixo Amarais); 339 - Cidade Universitária (Eixo Barão Geraldo); 399 - Joaquim Egídio (Eixo Sousas); e 489 - Parque Jambeiro (Eixo Washington Luiz).

A primeira etapa de requalificação do Terminal Mercado foi concluída no final de junho. A grande reforma ocorreu depois de mais de 50 anos da fundação do espaço. Ela contemplou a ampliação e cobertura de quatro plataformas de embarque/desembarque; acessibilidade; renovação da infraestrutura; e novas sinalização e comunicação visual.

Na parte de acessibilidade, o Terminal Mercado recebeu rampas e piso podotátil de alerta e direcional nas plataformas e travessias. Foram construídos banheiros para pessoas com deficiência (feminino e masculino) e Espaço Família (fraldário). Os sanitários existentes receberam melhorias, incluindo pintura.

A sinalização na área interna foi renovada (faixas de pedestres, pintura de guias e sarjetas). A sinalização horizontal também foi reforçada no entorno e houve a implantação de rampas de acessibilidade.

O espaço também ganhou nova iluminação, com lâmpadas em LED; melhorias nas instalações elétrica e hidráulica, além de paisagismo, instalação de bancos de madeira e bebedouros.

Na parte de comunicação visual, houve a instalação de placas indicativas sobre o atendimento das linhas e a identificação dos espaços e plataformas. Faixas orientam sobre o acesso ao terminal e a circulação nas travessias.

Está em andamento a construção de um novo espaço operacional para motoristas do transporte público coletivo e equipes de fiscalização. Futuramente, a área operacional utilizada pelos agentes da Mobilidade Urbana também receberá melhorias.