20 de julho de 2024
GLOBAL

Apagão cibernético afeta computadores da Prefeitura de Campinas

Por Andréia Marques | Especial para o Todo Dia Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/PMC
Alguns computadores da Prefeitura foram atingidos pelo apagão cibernético

O apagão cibernético global também prejudicou o funcionamento de parte dos computadores da Prefeitura de Campinas nesta sexta-feira (19). Apesar disso, os serviços prestados à população estão funcionando normalmente. Os computadores que foram afetados são os que possuem um tipo específico de antivírus (Falcon, da marca CrowdStrike).

Clique aqui para fazer parte da comunidade do Todo Dia Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

Segundo a prefeitura, o Departamento de Informática (Deinfo) ainda avalia a extensão do problema e, em conjunto com a Informática dos Municípios Associados (IMA), está em contato com o fabricante para solucionar o problema. Já os sistemas da Administração Municipal não foram atingidos.

O apagou que parou o mundo

O mega apagão está relacionado a uma falha em sistemas operacionais da CrowdStrike, uma empresa de segurança cibernética dos Estados Unidos com mais de 20 mil assinantes em todo o mundo e que presta serviço para a Microsoft. O CEO da CrowdStrike, George Kurtz, informou em sua conta no X que a empresa sofreu uma interrupção nos serviços por conta de uma atualização no sistema.

Segundo alerta enviado pela CrowdStrike, a falha se deu no software amplamente utilizado conhecido como sensor "Falcon" e atingiu o Azure, plataforma de computação em nuvem da Microsoft - usada para guardar informações e contratada por diversas empresas.

O Falcon serve para dar mais segurança aos sistemas como o Azure e ajuda a detectar possíveis invasões hacker. A falha fez com que o Microsoft Windows travasse e exibisse uma tela azul. Com isso, os aplicativos da Microsoft Teams, PowerBI e Fabric começaram a apresentar instabilidade.

Por volta das 8h, no horário de Brasília, a Microsoft informou que o problema que motivou o apagão tinha sido corrigido, mas que o "impacto residual da interrupção cibernética" continua afetando alguns aplicativos do Office 365 (plataforma do Windows) e outros serviços.