18 de julho de 2024
COMPAREÇA

Audiência das bancas de pesponto de Franca será nesta quinta

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Sampi/Franca
Dirceu Garcia/GCN
Trabalhador durante serviço em banca de pesponto de Franca: o encontro será realizado no auditório do Uni-Facef

Uma audiência pública sobre os desafios enfrentados pelas bancas de pespontos será realizada nesta quinta-feira, 18, às 19h30, no auditório do Uni-Facef (Centro Universitário Municipal de Franca). A discussão é promovida pela ABP (Associação das Bancas de Pesponto em Cabedais de Calçados, Bolsas, Corte, Chanfração e Costura Manual de Franca e Região).

A associação foi criada em outubro de 2020 para buscar melhorias para o setor. Naquele ano, a cidade contava com cerca de 3 mil bancas de pespontos, com, pelo menos, 80% dos funcionários trabalhando na informalidade.

Em matéria publicada pelo Portal GCN/Rede Sampi no dia 11 de julho, o presidente da ABP, Arnaldo Padilha, aponta as condições oferecidas pela indústria como um dos principais problemas enfrentados pelo setor. “A pior coisa que pode acontecer a um trabalhador é o baixo salário, o baixo pagamento. Isso é terrível. Mas não é só isso, são inúmeros acontecimentos".

Ainda segundo ele, a audiência tem o objetivo de coletar opiniões e buscar soluções, encaminhando as demandas para os órgãos competentes. "O nosso maior desafio é sermos ouvidos pela indústria, o que individualmente é humanamente impossível para a grande maioria das bancas”.

Por esses motivos, a associação decidiu convocar os trabalhadores a participarem da audiência nesta quinta-feira. “Sendo a sua presença de fundamental importância para o avanço do diálogo com a indústria”, disse Padilha em comunicado oficial.

Os interessados em fazer o uso da palavra e se manifestar no evento devem ligar para o telefone (16) 99385-8080. O prédio do Uni-Facef está localizado na Avenida Ismael Alonso y Alonso, 2400, no bairro São José, região central de Franca.