27 de julho de 2024
CURSO DE IDIOMAS

Seis escolas terão cursos de idiomas gratuitos na região


| Tempo de leitura: 2 min
Flávio Florido/EducaçãoSP
Nos Centros de Estudos de Línguas (CELs), as aulas são presenciais

Os 151 Centros de Estudos de Línguas (CELs) da Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP) estão com inscrições abertas para aulas do segundo semestre. Nos centros, são oferecidos cursos gratuitos de inglês, espanhol, alemão, francês, italiano, japonês e mandarim, além de aulas de português para estrangeiros e Libras, a língua brasileira de sinais. Na região, seis unidades, nos municípios de Bauru, Jaú, Lins, Lençóis Paulista, Igaraçu do Tietê e Dois Córregos, são sedes do centro de línguas.

Em Bauru, o CEL funciona na EE Professor Christino Cabral, com cursos de espanhol, inglês e italiano. Em Lençóis Paulista, o CEL da EE Virgílio Capoani oferece aulas de espanhol e inglês. Em Jaú, os cursos disponíveis no CEL da EE Major Prado são de espanhol, francês, inglês e libras.

Em Dois Córregos, o CEL da EE José Alves Mira conta com aulas de espanhol e inglês. No CEL de Igaraçu do Tietê, na EE José Conti, é oferecido o curso de espanhol. Já em Lins, no CEL da EE Fernando Costa, também será aberta aula de espanhol.

Os cursos de inglês e de mandarim são ofertados exclusivamente para alunos do Ensino Médio e têm três anos (seis semestres) de duração. Os cursos de espanhol, alemão, francês, italiano, japonês e mandarim têm módulos semestrais, três anos de duração, e podem ser frequentados por estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJAs).

As aulas de Libras são abertas também a estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, mas têm três semestres de duração. As aulas de português como língua estrangeira para estrangeiros estão disponíveis para estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental e são ministradas por um ano e meio.

Nos CELs, as aulas são presenciais. Os estudantes interessados em um dos cursos de idiomas gratuitos da Seduc-SP devem se dirigir a uma das unidades de sua região portando documento de identidade com foto e comprovante de endereço. Não é necessário estudar naquela escola nas aulas regulares para ser aluno do CEL.

SERVIÇO

Cada unidade tem autonomia para formar suas turmas, divulgar o resultado das inscrições e organizar os dias e horários de aulas. No portal da Secretaria da Educação, é possível conferir a lista de CELs do Estado, os idiomas ofertados em cada um deles e seus respectivos endereços.