26 de dezembro de 2024
ARTE

'Beleza Trans' será exibido nesta 6ª na Casa da Cultura

da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução
Documentário será exibido gratuitamente nesta sexta, em Franca

O documentário Beleza Trans, com falas e vivências de cinco pessoas de Franca, será exibido nesta sexta, a partir das 18 horas, na Casa da Cultura de Franca, cujo endereço é Rua Dr. Alcindo Ribeiro Conrado, 1.516. A entrada é gratuita. O filme é fruto de um projeto audiovisual aprovado em edital (Lei Paulo Gustavo). Tem apoio da Feac Franca.

O documentário é um gênero do cinema que tem como proposta apresentar uma visão da realidade aos espectadores. O intuito não é exibir histórias de ficção e, sim, fatos da realidade, especialmente os que suscitam reflexão.

Em Beleza Trans, cenas do cotidiano registram a diversidade de identidades e experiências, bem como mostram a complexidade da jornada de autodescoberta e a luta contra estereótipos. De diferentes idades, origens e identidades de gênero, os protagonistas revelam autenticidade, aceitação e resiliência. E contam os desafios enfrentados no processo de transição.

Baltazar Gonçalves, professor, escritor e acadêmico da AFL, responsável pela seleção de elenco e pré-produção da obra, diz que junto à sua equipe “procurou mostrar como a representação de pessoas trans na mídia influencia a percepção da sociedade sobre padrões de beleza e comportamento e como isso afeta a sociedade como um todo.”

E complementa: “No filme destacamos alguns casos positivos e negativos na história de vida dos participantes, ressaltando a importância de cada um de nós ser protagonista de sua própria história e colaborar  para a construção de um  mundo mais  inclusivo e respeitoso.”

Atuam no documentário Brendow Macedo, Lucke Gabriel Silva Santos, Mayron Milen Grego Albuquerque, Sofia Albuquerck, e Wendy R. Dias Ferreira. Responde pelo figurino, acessórios e adereços Júlia Gonçalves. Trabalham como cabeleireiros Kevin Humberto e Ariel Dourado. A parte técnica coube a Baltazar Gonçalves, Julia Gonçalves, Márcio Neves e Boya. Artista polivalente, Baltazar Gonçalves assina roteiro, direção e edição de efeitos especiais.