Conforme esta coluna destacou na edição de ontem, as evidências são claras de que, na eleição municipal deste ano, a internet e as mídias sociais terão papel importantíssimo em Araçatuba. Isso, não só para a divulgação de propostas, mas nos costumeiros momentos de tensão também. Foi o que ficou claro com episódios ocorridos nesta semana.
Primeiro, o vereador e pré-candidato a prefeito pelo PL, Lucas Zanatta, teve sua conta no Instagram bloqueada, mas, logo, ele a recuperou.
Outro pré-candidato, o médico Filipe Fornari (PP), foi alvo de fake news, segundo a qual sua aliança com o ex-vereador Cido Saraiva (MDB) teria sido rompida. A informação foi desmentida.
Adversários 1
Os dois episódios tiveram um ponto em comum. Tanto Zanatta quanto Fornari creditaram o desgaste no meio virtual à ação de adversários políticos. No entanto, eles não citaram nomes.
Adversários 2
Da mesma forma que foram atacados, Zanatta e Fornari são prefeituráveis jovens. E os candidatos tradicionais que deverão estar na disputa, como Edna Flor (Republicanos) e Cido Sério (PV)? Estão preparados para essa disputa on-line?