Um portal afiliado à rede
19 de maio de 2024

CARREIRA

Dorival Júnior: de jogador da AEA em Araçatuba a técnico da Seleção

Dorival vestiu a camisa da AEA no período em que o time estava no Grupo de Elite do Futebol Paulista A1; agora, deixou o comando do São Paulo para assumir a Seleção Brasileira.

da Redação

08/01/2024 - Tempo de leitura: 2 min
pautasfr@gmail.com

Paulo Gonçalves

Dorival Júnior, em treino no Adhemarzão em 30 de maio de 1996

Dorival Júnior, anunciado como novo treinador da Seleção Brasileira neste domingo, já deixou a sua marca nas terras araçatubenses quando defendeu as cores da Associação Esportiva Araçatuba (AEA). O volante "cabeça erguida", como era carinhosamente chamado pelos amigos da época, vestiu a camisa da AEA por duas vezes, entre 1995 e 2000, período em que o time estava no Grupo de Elite do Futebol Paulista A1.

Além da AEA, Dorival Júnior também jogou por diversos clubes, incluindo passagens por Palmeiras, Grêmio, Juventude, Coritiba, e, notavelmente, pelo Guarani, Matonense e Botafogo-SP no Interior Paulista. Foi neste último que encerrou sua carreira como atleta, dando início a uma nova jornada como treinador.

O mais recente capítulo dessa trajetória é a sua nomeação como técnico da Seleção Brasileira, sucedendo Fernando Diniz. Dorival pediu desligamento do São Paulo no sábado (6), e o clube aceitou o pedido, reconhecendo o mérito do campeão da Copa do Brasil. Em uma nota oficial, o São Paulo Futebol Clube comunicou a saída de Dorival Júnior de maneira amigável, ressaltando a realização de um sonho pessoal.

Dorival, em sua despedida, explicou que não poderia recusar o pedido do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, e expressou gratidão pelo reconhecimento de seu trabalho no São Paulo.

Calendário
Em 2024, estão previstos ao menos 12 jogos, incluindo partidas amistosas, jogos das Eliminatórias Sul-Americanas para o Mundial de 2026 e a Copa América, que será disputada nos Estados Unidos.

Em março, Dorival terá em sua estreia dois adversários do mais alto nível do futebol mundial. No dia 23, a seleção brasileira mede forças com a Inglaterra, no mítico Wembley, em Londres. Ainda não é confirmada a data, mas provavelmente no dia 26, será a vez de enfrentar a Espanha, no Estádio Santiago Bernabéu, em Madri.

Passados esses dois compromissos, a seleção brasileira só voltará a se encontrar em junho. Já está programado um amistoso com o México, no dia 8 de junho, nos EUA, a partir do qual a seleção se concentrará na disputa da Copa América. Ainda há espaço para mais um amistoso na ocasião. Os donos da casa podem ser os escolhidos.

No mesmo mês de junho, Dorival terá pela frente seu primeiro torneio oficial. Na Copa América, o adversário de estreia não está definido e sairá do duelo entre Honduras e Costa Rica, que acontece em 23 de março. A seleção brasileira está no Grupo D, que é composto também por Colômbia e Paraguai.