Um homem de 44 anos procurou o Plantão Policial na última semana, alegando ter sido retirado da fila para colocação de Stent - pequeno e expansivo tubo estilo malha colocado na artéria coronária para restaurar o fluxo sanguíneo.
De acordo com o paciente, ele era atendido na Santa Casa de Guararapes e foi encaminhado para a Santa Casa de Araçatuba, onde estava internado na quinta-feira, 2. Segundo ele, permanecia na UTI Cardiológica, esperando atendimento quando foi retirado da fila do procedimento, recendo alta.
O homem afirma que disseram que ele não seria indicativo do procedimento. O paciente reclama que continua sentindo dores no peito, falta de ar e cansaço e possui laudo médico de um exame de cateterismo, no qual consta indicação para colocação de Stent.
O que informa a Santa Casa
A assessoria da Santa Casa informou que o paciente em questão realizou procedimentos em Andradina e foi encaminhado para atendimento médico local.
O homem fez avaliações pelo serviço de Hemodinâmica, sendo constatados resultados dentro do padrão de normalidade.
Tais resultados não confirmaram a urgência ou emergência para o procedimento de angioplastia, afirma o hospital.
De tal maneira, trata-se um quadro eletivo. Ou seja, uma fila com demais pacientes. O hospital necessariamente precisa seguir a ordem desta fila.
O paciente então recebeu alta e foi orientado para, juntamente com a Secretaria de Saúde de seu município, solicitar a inclusão na fila do procedimento. O agendamento é feito pelas secretarias de cada cidade.