Um portal afiliado à rede
24 de junho de 2024

SAÚDE

Nova espécie de escorpião é encontrada em Andradina

Embora o escorpião preto (Bothriurus araguayae) tenha uma picada dolorida, a espécie não é perigosa e não oferece risco de morte

Por Ana Carolina Gonçalves
da Redação

04/10/2023 - Tempo de leitura: 2 min

Imagem Ilustrativa

'Sua picada é semelhante ao ferrão de uma abelha, causando dor e irritação”, disse a Secretária de Saúde, Maristela Marinho

As Equipes de Endemias ligadas a Secretaria de Saúde de Andradina, durante trabalho de combate aos escorpiões estão relatando o encontro com uma nova espécie na cidade. As aparições do escorpião preto (Bothriurus araguayae) estão cada vez mais comuns, mas ele não oferece riscos à população. Embora tenha uma picada dolorida, a espécie não é perigosa e não oferece risco de morte.

"Sua picada é semelhante ao ferrão de uma abelha, causando dor e irritação”, disse a Secretária de Saúde, Maristela Marinho.

Em caso de acidente, deve-se procurar um posto de saúde e se possível levar o animal junto para confirmação da identificação. Ele habita geralmente terrenos arenosos, espaços e frestas entre muros, entulhos e pedras, tem atividade noturna e alimenta-se de pequenos insetos.

A Secretaria de Saúde alerta que não é recomendado o uso de veneno para combater estes animais, pois o extermínio das populações pode abrir espaço para colonização de espécies mais perigosas, como o escorpião amarelo (Tityus serrulatus), um animal bastante venenoso e cuja picada pode levar a morte, e o escorpião marrom (Tityus bahiensis) também bastante venenoso, mas não letal.

Ações
Apenas em setembro houve 97 acidentes com escorpião registrados em Andradina, o recorde do ano. Em 2023 já foram totalizados 659 acidentes com escorpião.

A secretaria de Saúde de Andradina tem intensificado as ações de combate, principalmente com a 'caça noturna' que elimina o escorpião em todas as suas fases, reduzindo a proliferação. Durante esta semana a caça está concentrada no Campo Santo São Sebastião. Local de grande concentração desses animais.

À partir da semana que vem essa ação voltará a ser realizada nos bairros. Outra frente está atuando na captura desses animais em prédios da educação. Nesta atividade também é levada a conscientização aos alunos da Rede Municipal de Ensino.

Cronograma de captura noturna
Na semana do dia 09 a 11, as ações de combate ao animal acontecerão no bairro Alto Ipês; de 16 a 20, no bairro Stella Maris; e de 23 a 27, no Vila Mineira. Além de na semana do dia 30 a 03/11, no bairro Benfica; e de 06/11 a 10/11, no Jardim Europa.