24 de dezembro de 2024
POLÍTICA

Periscópio: Bairro de Araçatuba sofreu com falta d'água em dias de calor intenso

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução
Arnaldinho quer explicações sobre falta d'água

Araçatuba pode não ter vivido uma situação igual à de Birigui nos últimos dias, de falta d'água na cidade inteira em dias de calor intenso, com temperaturas na casa dos 40 graus. Isso, por outro lado, não significa que pelo menos parte dos moradores da cidade não tenham enfrentado o problema.

Esse deverá ser um dos pontos mais discutidos na próxima sessão da Câmara de Araçatuba, na segunda-feira. Um dos bairros atingidos, segundo apurou a coluna, foi o Bandeiras. A situação motivou, inclusive, a apresentação de um requerimento, de autoria do vereador governista Arnaldinho (Cidadania), cobrando explicações da Samar para os dias de torneiras secas.

A constatação mostra que, a exemplo de muitas cidades, Araçatuba não está preparada para mudanças bruscas de temperatura.

Caminhões
A crise hídrica enfrentada por Birigui, em dias muito quentes, levou o município a recorrer a caminhões-pipa para garantir o abastecimento de reservatórios de escolas e fábricas. Os veículos iniciaram a operação logo após o almoço de segunda-feira. Os caminhões foram abastecidos com água tratada no reservatório do Saeb (Serviço Municipal de Água e Esgoto de Birigui).
Mas o impasse ainda parece estar longe do fim.

Apoio
A situação mostrou, por outro lado, que é possível união dos municípios para resolver problemas que afetam a coletividade. Para estancar os efeitos da crise, as prefeituras de Araçatuba, Bilac e Brejo Alegre e três empresas se solidarizaram com o ocorrido em Birigui e emprestaram caminhões-pipa para ajudar no abastecimento de reservatórios locais. Câmara e Ministério Público devem cobrar um posicionamento.