O mistério do Predador de Jacareí foi desvendado.
Trata-se de Samuel França, 44 anos, um artista performático cujo hobby é fazer cosplay de personagens como Predador e Darth Vader, além de estátua viva. Como profissão, ele é churrasqueiro.
Morador de Jacareí, França contou a OVALE que começou a fazer o Predador há cerca de três meses, gravando vídeos para um canal de pegadinhas que criou no Youtube – a página tem 23 vídeos e quase 15 mil visualizações.
Ele também disse que levou o personagem do Predador ao desfile de 7 de Setembro e a outros eventos, nos quais tirou fotos com crianças, adultos e idosos. França ainda faz parte de um motoclube na cidade.
DEU RUIM
No entanto, a gravação de um vídeo de pegadinha do Predador, na semana passada, não saiu como ele esperava.
Conta França: “Estava andando de moto e passei pela praça [no Parque Califórnia], em Jacareí. Vi que tinha dois homens fazendo cooper”.
VEJA O VÍDEO do Predador na praça em Jacareí
Então, ele vestiu o traje de Predador e gravou um vídeo entrando na praça, segurando um chicote nas mãos. A fantasia toda escura e com o capacete do alienígena, de fato, assusta quem não sabe do que se trata.
E foi o que aconteceu: uma debandada de crianças e mães que estavam na parte alta da praça e que saíram correndo de medo do Predador.
França disse que não sabia que havia crianças na praça e que a intenção dele nunca foi assustar os pequenos ou fazer ameaças.
INTERNET
Porém, o vídeo foi compartilhado pela internet, acabou nos jornais e a cena ficou parecendo a de alguém querendo assustar as crianças.
“Não sabia que tinha crianças no parque naquela hora (21h). Depois vi que tinha adultos correndo e ouvi vozes de crianças, mas não vi as crianças, não. Era uma brincadeira, nunca quis assustar as crianças”, afirmou.
França gravou um vídeo de esclarecimento e com pedido de desculpas e postou em seu perfil no Instagram.
Para OVALE, ele contou que, na mesma noite da gravação, tirou a máscara e foi conversar com pais e mães que estavam assustados com a cena.
“Fui lá em cima [da praça], tirei o capacete e expliquei para eles. Teve gente que veio com taco de beisebol para tirar satisfação. Até entendo. Não tinha visto que havia criança e jamais a intenção é assustar crianças. Faço parte do motoclube e tiro muitas fotos do Predador com crianças, adultos e idosos”, contou.
POLÍCIA
Mas o caso ainda pode lhe render dores de cabeça. No sábado (16), França recebeu a visita de duas viaturas da Polícia Militar em sua casa. Segundo ele, a PM teria sido avisada pela Prefeitura de Jacareí sobre o caso da praça.
“Foi feito um boletim de ocorrência que será encaminhado para o Ministério Público. Provavelmente vou ser chamado para responder. Acho que não vai dar em nada, mas terei que desfazer o mal-entendido. Falei com os policiais, mostrei os vídeos e tenho como provar que é só pegadinha.”
Além disso, França disse que se assustou com as reações agressivas em comentários postados no seu perfil. Ele contou que recebeu ameaças de morte.
“Comentários vieram com ameaças de morte, bem agressivos. Mas muita gente também gostou e levou na brincadeira”, disse ele.
PREDADOR, O RETORNO
Mesmo depois do episódio, França pretende voltar a fazer vídeos do Predador, fantasia que ele construiu comprando peças e mandando fazer outras – o capacete tem até luz de laser.
Para evitar confusão semelhante a do Parque Califórnia, ele disse que vai estudar uma maneira de alertar as autoridades antes de gravar os vídeos.
“Quero ver se há alguma maneira de informar as autoridades, pelo menos. Quero fazer uma coisa legalizada e nada fora da legalidade. Não pretendo parar com o Predador. Talvez volte na semana que vem com as gravações”, afirmou.
Se cuidem que o Predador vai voltar.
Alguém avisa o Batman de Taubaté...?
NOTA DA REDAÇÃO: O motoclube ‘Véios Da Estrada’ não tem qualquer relação com o personagem do Predador e nem com os vídeos que Samuel França faz com a fantasia do personagem. Trata-se de atividade separada do motoclube.