26 de dezembro de 2025
MEIO AMBIENTE

Araçatuba implanta projeto para incentivar descarte do óleo de cozinha usado

Por Ana Carolina Gonçalves (estagiária) | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Imagem Ilustrativa
O projeto já reciclou mais de 90 mil litros de óleo, evitando que 2,2 bilhões de litros de água fossem poluídos, o que representa 910 piscinas olímpicas

A Prefeitura de Araçatuba assinou, na tarde dessa segunda-feira (4), o termo de cooperação para implantação do projeto "Óleo do Bem" no município. Assim, a população terá uma alternativa sustentável para descartar o óleo de cozinha usado e garantir que ele não polua o meio ambiente.

Para participar, basta guardar em uma garrafa pet o oléo frio e levar a um dos pontos de coleta, que estarão em funcionamento até o final de setembro. A cada litro de óleo doado, o morador ganhará, em troca, uma barra de sabão ecológico para uso na limpeza doméstica.

Araçatuba é a 17ª cidade a aderir ao projeto. Serão instalados inicialmente de 25 a 30 pontos de troca de óleo de cozinha usado, em escolas e diversos equipamentos municipais, além de outros espaços, que serão informados em breve.

Com a adesão da cidade, o "Óleo do Bem" contará com mais de 580 pontos de entrega voluntária em 17 cidades do interior do estado de São Paulo. O projeto já reciclou mais de 90 mil litros de óleo de cozinha usado, evitando que 2,2 bilhões de litros de água fossem poluídos, o que representa 910 piscinas olímpicas.

Em Araçatuba, o projeto Óleo do Bem conta com o patrocínio do óleo Vila Velha, apoio da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e da Prefeitura, com a promoção da TV TEM.

Para saber mais sobre o Óleo do Bem, está disponível o site oleodobem.com.