Um portal afiliado à rede
04 de maio de 2024

ALÍVIO

Melhora o estado de saúde do bebê de 9 meses que sobreviveu a afogamento e colisão

Menino caiu em um balde com água e se afogou em casa; a mãe, desesperada, o socorreu rumo ao PS de Guararapes, mas no caminho bateu com o carro no tronco de uma árvore

Por Jaqueline Lopes
09/06/2023 - Tempo de leitura: 1 min

Imagem Ilustrativa

A criança precisou ser removida de Guararapes para a Santa Casa de Araçatuba, onde permanece na UTI Neonatal com quadro clínico estável após melhora

A Santa Casa de Araçatuba informou na manhã desta quarta-feira (07), por meio de nota à imprensa, evolução positiva no estado de saúde do bebê de 9 meses que sobreviveu a um afogamento seguido de acidente de carro na tarde da última segunda-feira (05).

De acordo com a assessoria da unidade de saúde, o menino apresentou melhoras no quadro clínico, mas ainda não tem previsão de alta hospitalar.

Segundo a polícia, a criança, enquanto caminhava com o auxílio de um andador, se afogou após cair em um balde com água na casa em que mora, em um sítio na zona rural de Guararapes.

Após o acidente, familiares socorreram o menino, que foi levado ao pronto-socorro da cidade em um automóvel dirigido pela mãe. No trajeto, porém, ela bateu em um tronco de árvore e o veículo capotou. O bebê e familiares foram socorridos pelo ocupante de outro carro e levados até a unidade de saúde de Guararapes.

O estado de saúde da criança, crítico devido ao afogamento e ainda agravado pelo acidente, exigiu remoção para a Santa Casa de Araçatuba. Ele foi trasportado por uma ambulância particular e chegou ao novo destino hospitalar por volta das 13h40 da segunda-feira.

A criança precisou ser internada na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) Neonatal e, de acordo com informações do hospital, foi extubada na terça à noite e na manhã desta segunda apresentou melhoras. A mãe da criança não teve ferimentos graves com a colisão, foi atendida e liberada no mesmo dia.

O menino já respira sem auxilio de ventilação mecânica, está ativo, sendo alimentado por leite materno e dieta pastosa. De acordo com a equipe médica, exames de imagem realizados não indicaram danos neurológicos. Porém, ele ainda necessita de cuidados especiais para tratar decorrências de broncoaspiração. Por isso, ainda não há previsão de alta.