Um portal afiliado à rede
04 de maio de 2024

LEGISLATIVO

Projeto de vereadora sobre câncer de vista em crianças tem cinco votos contrários

Dia e Semana Municipal do Retinoblastoma, contudo, foram aprovadas na sessão ordinária da última segunda-feira na Câmara de Araçatuba; projeto do vereador Dr. Alceu também passou

Por Da Redação, com assessoria da Câmara
16/05/2023 - Tempo de leitura: 1 min

Divulgação

Vereadores de Araçatuba conversam durante a sessão ordinária da Câmara de segunda-feira à noite; dois projetos de lei foram aprovados em Plenário

Os vereadores de Araçatuba aprovaram dois projetos de lei na 15ª Sessão Ordinária do ano, realizada na noite de segunda-feira (15). Uma das proposituras, de autoria da vereadora Regininha (Avante), institui e inclui no Calendário de Eventos da cidade o Dia e a Semana Municipal de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce de Retinoblastoma.

As datas serão comemoradas anualmente no mês de setembro, como já determina a Lei Federal nº 12.637/2012. O retinoblastoma é um tipo raro de câncer ocular, mais frequente na infância.

Os vereadores Arlindo Araujo (MDB), Coronel Guimarães (União Brasil), Lucas Zanatta (PL), Luís Boatto (MDB) e Maurício Bem Estar (PP) votaram contra o projeto, que recebeu nove votos favoráveis. “Temos aprovado leis inócuas”, justificou Zanatta.

A outra matéria aprovada foi apresentada pelo vereador Dr. Alceu (PSDB) e altera lei municipal que proíbe a comercialização de materiais em formato de placas provenientes de cemitérios, sem origem comprovada. A mudança retira da lei o comércio de fios e cabos elétricos de cobre, para tratar do assunto de forma mais abrangente em um novo projeto de lei.

“O poder público tem grande preocupação com os furtos recorrentes desses materiais, pois as consequências dessa prática atingem diretamente a população, que sofre com a invasão de imóveis e a falta de iluminação pública em ruas, avenidas e praças da cidade”, explicou Dr. Alceu.