Um portal afiliado à rede
03 de maio de 2024

Vida e Saúde

Espanhola de 102 anos que vive na região esbanja vitalidade e ainda trabalha na lavoura

Ana Juliana Rodrigues de Campos, mais conhecida como dona Anita, mantém atividades agrícolas na propriedade rural onde vive, em Andradina; aguerrida, criou no campo os dez filhos

Da Redação/Folha da Região

10/03/2023 - Tempo de leitura: 1 min

Divulgação/Prefeitura de Andradina

Dona Anita completou um ano de vida a bordo do navio que a trouxe para o Brasil junto com a família, em 1923

Ana Juliana Rodrigues de Campos, mais conhecida como dona Anita, esbanja vitalidade e ainda mantém atividades agrícolas na propriedade onde vive, em Andradina. Aos 102 anos de idade, a espanhola de alma brasileira cuida da horta e outros afazeres do campo no bairro rural Timboré, onde no passado participou ativamente dos movimentos pela reforma agrária.

Anita foi uma das homenageadas no "Encontro com Elas no Campo", iniciativa realizada pela Secretaria de Agricultura de Andradina.

“Pudemos ouvir a história de coragem dessa mulher que, sem dúvida, representa a mulher do campo de Andradina. Um verdadeiro exemplo”, disse o prefeito Mário Celso Lopes, durante encontro com dona Anita, junto com a secretária Leila Rodrigues.

Trajetória de superação

Dona Anita completou um ano de vida a bordo do navio que a trouxe para o Brasil, em 1923. Após o fim da Primeira Guerra Mundial e com a gripe espanhola, o cenário político na Espanha não ia bem, já à sombra da ditadura de Primo de Rivera, capitão-general que deu um Golpe de Estado e permaneceu no poder até 1930. Foi então que a família de dona Anita resolveu buscar um recomeço no Brasil.

Aqui em terras brasileiras, onde depois fixaria residência em Andradina, a família de dona Anita sempre se dedicou à agricultura. Foi no campo que ela criou os dez filhos e construiu um legado reconhecido por todos do lugar.