Entre 2019 a 2022, o YouTube investiu 50 bilhões de dólares para incentivar a criação de conteúdo original na sua plataforma.
A informação, proveniente do blog da própria companhia, revela como foi que o Youtube conseguiu se tornar um dos principais (ou o principal) canal de entretenimento do mundo.
Remunerando os criadores que publicam seus vídeos na plataforma, o Youtube consegue oferecer milhões de horas dos mais variados tipos de conteúdos e movimentar a economia, fazendo com que pessoas de todas as idades comecem a empreender de dentro de casa, mesmo tendo pouquíssimos recursos.
Tem gente que começa com um celular e um pc e, muitas vezes, ambos nem estão em bom estado.
A única coisa que realmente é indispensável, desde o início do canal, é que os temas abordados e as formas de entregar as informações sejam interessantes o bastante para prender a atenção de quem está do outro lado da tela.
Quer falar com quem?
O primeiro passo para conseguir “viver de Youtube” é, com certeza, definir sobre o que e com quem o canal pretende se comunicar.
Um só canal não vai conseguir falar com todo tipo de público, e quanto menos específica for a “persona”, também chamada por alguns de “público-alvo”, mais difícil será conseguir engajamento o suficiente para torná-lo uma fonte de renda sólida e consistente.
Um canal sobre empreendedorismo, por exemplo, tem potencial para alcançar milhões de inscritos, mas não vai conseguir engajar, nos mesmos vídeos, pessoas que estão pensando em abrir uma empresa que desentope esgoto e outras que sonham em empreender no mercado digital.
São coisas muito diferentes e voltadas a tribos muito distintas. Tentar usar o mesmo assunto e a mesma linguagem para falar com elas, provavelmente resultará em pouco (ou nenhum) resultado.
Falando bem, o sucesso vem
Quem escolhe com cuidado o tema e o público, se comunica bem e consegue transmitir conteúdo útil, não precisa se preocupar tanto sobre conseguir ou não alavancar o canal.
O Youtube tem mais de 2 bilhões de usuários. Tem gente para assistir todo tipo de conteúdo.
Perseverando e estudando um pouquinho, o tráfego (e a monetização sobre ele) aumenta, os parceiros vão chegando, e o canal sobe de nível.
Em “pouco” tempo o pequeno produtor já consegue investir nas melhores câmeras, nos melhores equipamentos de áudio e até mesmo abrir empresa simples para começar a fechar contratos de forma profissional.
Quando a grana começa a entrar, o criador de conteúdo pode utilizar mais ferramentas além das materiais e intelectuais para conseguir ganhar faturar.
Investir em tráfego pago, parcerias com outros canais e influencers, publicar guest posts em portais de notícias e contratar assessores para negociar parcerias são apenas algumas formas de dar tração para o próprio canal e aumentar, exponencialmente, o número de view$.
Ganha-Ganha
Dentro do Youtube, não é só o produtor de conteúdo que sai no lucro.
Os vídeos ajudam quem precisa passar no vestibular ou em um concurso público. Ensinam a instalar a tv, a parabólica, o vídeo-game, o htv h8, e, se precisar, também dão o passo a passo de como desmontar, montar, consertar, comprar um novo e vender o velho.
Tem vídeo para fazer dormir, rir, chorar, meditar, rezar, emagrecer, engordar… Não tem nada que não possa ser encontrado por lá.
Quem publica, ganha. Quem assiste, também.
Quem quer dinheiro?
Algumas estimativas apontam que um youtuber ganha, aproximadamente 1,65 dólares a cada 1000 visualizações de vídeos no seu canal.
Pode parecer pouco, mas, além da conversão da moeda, que faz a grana mais interessante, ainda há o fato de que fazer 1000 visualizações está longe de ser um bicho de sete cabeças. Principalmente para quem faz o que gosta, e faz bem.
Qualquer um consegue ganhar?
A resposta é sim, mas o dinheiro não vem do dia para a noite.
Para começar a ver os dólares caindo na conta, é preciso que o canal já tenha algumas métricas alcançadas:
Parece difícil, mas para quem segue o que já foi dito acima: público certo, assunto equivalente e comunicação assertiva, não é complicado.
Na verdade, cada uma dessas métricas, puxa outra.
Para ter mais de 10 mil visualizações, é preciso que sejam feitos alguns vídeos.
Criar dois conteúdos por semana, por exemplo, já faz com que o produtor alcance 16 conteúdos em dois meses.
Nenhum desses conteúdos precisa ter mais do que 700 visualizações para conseguir atingir a primeira métrica.
As outras são consequência da primeira e, embora cada canal demore seu tempo para se desenvolver, com certeza trata-se de algo bem possível.
Inspira, Motiva, Grava
Para motivar quem quer, mas não tem certeza se vale a pena o esforço necessário, segue a lista dos canais brasileiros que contam com o maior número de inscritos:
Parece difícil chegar lá?
Se o conteúdo for bom, não será um problema.