O piloto Ricardo Gracia Filho, de 17 anos, encerrou a temporada de automobilismo em 2022, em que competiu nas categorias Fórmula 4 Brasileira e Fórmula 4 Espanhola.
Natural de Birigui, Ricardo se destacou na Europa sendo o melhor brasileiro entre todos os pilotos da Fórmula 4 Espanhola, competição considerada como a “Fórmula 1” das Fórmulas 4 existentes no mundo, devido à alta performance dos pilotos e equipes competidoras.
Porém, no último dia 10 de outubro, em etapa da Fórmula 4 Nacional realizada no autódromo de Interlagos, em São Paulo, um acidente atrapalhou a reta final da temporada. Devido a um toque durante tentativa de ultrapassagem, Ricardo sofreu um acidente e teve duas fraturas em seu dedo polegar da mão direita.
Com o acidente e as fraturas, o piloto foi afastado pela equipe médica por oito semanas, não podendo correr nas três últimas etapas do campeonato.
“Infelizmente não finalizei a temporada brasileira como gostaria, mas estou aliviado, já que não foi necessária cirurgia pelas fraturas. A temporada foi muito proveitosa, tive a oportunidade de adquirir bastante experiência nessa convivência e disputas com as equipes brasileiras e espanholas. Estou me sentindo mais forte e preparado para a temporada de 2023”, afirmou Ricardo.
O piloto segue o seu cronograma de trabalho, focando em evoluir sua performance para os treinos de pré-temporada na Europa.