Um portal afiliado à rede
06 de maio de 2024

Economia

Mercado de trabalho regional mostra ligeiro aquecimento em fevereiro

Por Tiago Lotto
01/04/2021 - Tempo de leitura: 1 min

O Brasil gerou 401.639 novos postos de trabalho em fevereiro deste ano, resultado de 1.694.604 admissões e de 1.292.965 desligamentos de empregos com carteira assinada. O crescimento é o maior para o mês, de acordo com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Na região noroeste paulista, Araçatuba e Birigui, juntas, geraram 1.209 postos de trabalho. Em Araçatuba o setor agropecuário é o setor que mais empregou, seguido de setor da construção civil, depois indústria, comércio e serviços. Já na cidade de Birigui, o setor que mais empregou foi o da construção civil, seguida do setor da agropecuária, comércio, serviços e indústrias.

“Mais uma vez, o vigor da economia brasileira, a resiliência da economia brasileira surpreendendo as expectativas”, disse o ministro Paulo Guedes durante coletiva virtual de divulgação do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

“São 400 mil novos empregos, recorde para o mês de fevereiro, é o que indica que estamos, definitivamente, no caminho certo do ponto de vista da recuperação da atividade econômica”, completou o ministro.

Segundo o professor Marco Aurélio Barbosa de Souza, especialista no estudo de economia local e regional, nota-se nos dois municípios da região que todos os setores produtivos apresentaram resultado positivo. “Os dados apresentados evidenciam que nas duas cidades houve desempenho positivo na geração de empregos, ou seja, as contratações superaram as demissões, seguindo o resultado observado no país.

O destaque foi para o resultado positivo em quatro dos cinco setores econômicos que formam a estrutura produtivas das respectivas cidades. No caso de Birigui, os setores com resultado favorável foram: indústria, serviços, comércio e agropecuária. Já para Araçatuba os destaques foram os segmentos de serviços, comércio, indústria e construção”, falou o professor.