O Campeonato Mundial de Kart, que seria realizado no Brasil neste ano acabou adiado para 2021 por causa da pandemia. O evento vai acontecer no Speed Park, em Birigui entre os dias 27 e 31 de outubro do próximo ano.
O lançamento da prova, que coloca a Birigui no mapa mundial do automobilismo, aconteceu na noite desta quarta-feira (21), em São Paulo com a participação de autoridades do governo federal, estadual, grupos empresariais, agencias de maketing e imprensa.
O evento terá uma diferença sobre o que é costumeiro em um Campeonato Mundial da FIA. O troféu será uma homenagem a Ayrton Senna, cujo bicampeonato mundial de F1 foi lembrado, nesta quarta-feira, por ocasião dos 30 anos da conquista. O Instituto Ayrton Senna também é um dos apoiadores da competição.
O proprietário do Speed Park, Ricardo Gracia, recebeu personalidades como o jornalista Reginaldo Leme, que passou parte da infância em Araçatuba e disse que estava orgulhoso em ver a região receber um evento tão importante.
O piloto Felipe Massa, que é diretor da Comissão de Kart da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), e um dos incentivadores da chegada do evento ao Brasil, participou do lançamento por vídeo. Ele não pode estar presente porque está em Goiânia (GO) para participar do Porsche Endurance Series. O Instituto Ayrton Senna foi representado pelo head de marketing, Paola Nisterhofen Santilli.
A Prefeitura de Birigui foi representada, no evento, pelo chefe de gabinete Carlos Farias, que foi ao evento em nome do prefeito Cristiano Salmeirão. Farias destacou que a administração esteve presente desde a instalação do Speed Park e que tem orgulho em participar da realização deste evento. “A realização deste grande evento vai impulsionar o desenvolvimento do esporte e o turismo regional”, afirmou Farias.
O evento estava previsto para acontecer em 2020, mas foi adiado por conta da pandemia da covid-19. Para o evento acontecer no Brasil, será feita uma grande operação logística, trazendo mais de 200 karts e motores da Europa.
O objetivo é colocar mais uma vez o país no centro do universo do automobilismo, como acontece em grandes categorias como a Fórmula 1.
“Estamos muito felizes em ajudar na organização desse evento inédito no Brasil. Vai ser um desafio logístico enorme trazer e montar toda a estrutura de uma etapa do Campeonato Mundial. Vamos usar a nossa experiência em grandes eventos esportivos para fazer uma entrega impecável”, diz José Eduardo Bastos, Diretor de Operações da Octagon Brasil. No evento de anteontem, a empresa foi representada pelo seo CEO, Daniel Beraldi.
“É uma honra enorme para nós ser a sede de um Campeonato Mundial, que com certeza será um marco histórico para o automobilismo brasileiro e também um divisor de águas, onde teremos a oportunidade de colocar o Brasil e os brasileiros como protagonistas. O Brasil também evoluirá nos requisitos de melhoria nos equipamentos hoje utilizados e na técnica de pilotagem, e isso fará com que, em um futuro próximo, tenhamos novamente grandes ídolos nas principais categorias do automobilismo no mundo”, afirma Ricardo Gracia, diretor acionista do Speed Park.
O Campeonato Mundial 2021 já tem três patrocinadores confirmados: Pro Honda, Sabesp e Pirelli.