A Holanda é um país encantador, com paisagens e cidades belas e charmosas.
Conhecido por seus moinhos de vento, tulipas, cerâmica de Delft, queijo gouda, artistas visuais e bicicletas, o país europeu também é famoso por sua tolerância social, pois tem uma política liberal em relação à homossexualidade, drogas, prostituição, eutanásia e aborto. A Holanda também é um dos países com melhor qualidade de vida do mundo, fator pelo qual possui um dos melhores IDH (Índices de Desenvolvimento Humano) da Europa e do mundo, na qual tem uma forte política de assistência social e direitos considerados essenciais, como por exemplo, na educação, saúde e segurança de qualidade, garantidos em nível máximo a seus habitantes.
Delft
Localizada na província da Holanda do Sul, Delft é muito visitados pelos turistas, pois é um dos locais mais antigos do país. Lá, foi palco, em 1584, do assassinato do governador Guilherme I, o Taciturno, por um fanático católico. Para se visitar, tem o mausoléu de Taciturno, que fica na Nieuwe Kerk, antiga igreja de Santa Úrsula, hoje transformada em templo protestante, onde também está o túmulo de Hugo Grotius e dos monarcas holandeses.
Algo interessante da cidade é que toda cerâmica europeia sofreu influências da de Delft, pois já foi famosa por suas fábricas de faiança, em meados do século XVII, sendo que Abraham de Coog foi o principal mestre. A produção do velho centro industrial se diversificou, incluindo papel pintado, gengibre, couro, vidro, vinagre, tabaco, sabão e lêvedo de cerveja. Delf hospeda ainda uma das universidades técnicas mais renomeadas da Europa, a Universidade Técnica de Delft.
Haia
Haia é uma cidade situada na costa do mar do Norte da região oeste. Entre os lugares para se visitar, está o Binnenhof, o tribunal interior, que tem sua arquitetura no estilo gótico, sendo também a sede parlamento holandês. Lá, também fica o Tribunal Internacional de Justiça das Nações Unidas, sediado no Palácio da Paz, e o Tribunal Penal Internacional.
O museu Mauritshuis, uma mansão do século XVII, exibe obras de arte da Era de Ouro, incluindo a "Rapariga com Brinco de Pérola", de Vermeer. O museu Gemeentemuseum Den Haag possui cerâmica de delft e obras do artista Piet Mondrian. Existe um museu do trabalho do artista gráfico M. C. Escher no Palácio Lange Voorhout, do século XVIII. O Panorama Mesdag, do século XIX, é uma pintura a 360 graus da estância balnear de Scheveningen, instalada no seu próprio museu. Além disso, tem os cafés castanhos, que são revistidos de madeira e dão charme às ruas e aos canais em torno de Denneweg. O parque Madurodam contém miniaturas de edifícios famosos dos Países Baixos.
Amsterdã
A capital da Holanda, Amsterdã, é o local mais visitado do país, pois é famosa por seu conhecida por seu patrimônio artístico, com o elaborado sistema de canais e casas estreitas com telhados de duas águas, legados da era dourada do século XVII na cidade.
Na localidade, o turista pode visitar o Museu Van Gogh, o Rijksmuseum, com obras de Rembrandt e Vermeer, e o Stedelijk, que privilegia a arte moderna. Um dos esportes principais lá é o ciclismo, que já uma característica da cidade, que tem grande quantidade de ciclovias.
Para se passar uma tarde, tem o bairro de Vondelpark com vários cafés e um teatro ao ar livre. Nas proximidades, o Royal Concertgebouw é palco importante da música clássica. No bairro Jordaan, há lojas e galerias, além da Casa de Anne Frank, onde a autora judia se escondeu durante a Segunda Guerra Mundial. Na primavera, Amsterdã serve de base para visitas às tulipas nos arredores.