21 de dezembro de 2025
Artigo

Aleitamento materno e saúde bucal - Por Ana Laura de Almeida

Por Redação |
| Tempo de leitura: 2 min

Após cerca de 30 anos de campanhas governamentais a favor do aleitamento materno, no ano de 2017 foi instituído o “Agosto Dourado”, como o mês que celebra o leite materno como “alimento de ouro” para os bebês. São amplamente sabidos e difundidos os benefícios para a saúde física, emocional e afetiva, tanto da mãe quanto do bebê, que este simples ato traz. Mas os benefícios para a saúde bucal também existem, e precisam ser divulgados.
O ato de sugar durante a amamentação promove estímulos adequados para que a musculatura orofacial do bebê desenvolva-se corretamente, favorecendo a tonicidade e postura correta da língua e lábios, diminuindo as chances do surgimento de uma deglutição atípica, por exemplo. Também estimula a respiração nasal e o correto crescimento da mandíbula. Desse modo, a sucção praticada pelo bebê no seio da mãe contribui para que ele desenvolva uma boa mastigação, deglutição, fonação e respiração, favorecendo, por consequência, o desenvolvimento de uma oclusão correta.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) preconiza como ideal a amamentação exclusiva até o sexto mês de vida, e a continuidade do aleitamento materno complementar até pelo menos os dois anos de idade. A criança assim alimentada não precisa de mamadeira, que demanda bem menos esforço e menos tempo para obter o alimento, não ocorrendo assim os estímulos motores que ocorrem na amamentação natural e por consequência não traz os mesmos benefícios. Além disso, quando a criança faz uso da mamadeira, sua necessidade de sucção não é totalmente suprida e ela pode procurar substitutos como chupetas ou o dedo, ou até mesmo a própria mamadeira que a criança mantém na boca como uma chupeta. Esses hábitos são chamados de deletérios (nocivos) e quanto maior a sua frequência, sua duração e maior o tempo despendido nele, maiores as chances de causarem uma má oclusão no futuro.
Portanto, o aleitamento materno é, além de gratuito, prático, natural e saudável, um excelente auxiliador no desenvolvimento da saúde bucal da criança tanto pelos benefícios que promove, como pelos problemas que evita.
Ana Laura de Almeida é cirurgiã dentista