Soa estranho, dizer que teremos um Hospital público Veterinário. Entretanto, na visão holística está mais do que certo, principalmente se partimos do princípio que o maior beneficiário será a população. A palavra pública quer dizer: "do povo". Ou. "Aquilo que é do povo". Esse hospital era exigência de anos, e que agora é atendida pelo Chefe Maior da cidade: O Sr. Prefeito.
Atender a essa necessidade, é projetar a atenção na saúde de todos nós. Isso é um dos fundamentos da Ecologia. Se não se tem o cuidado mínimo necessário, os desastres ambientais são consequências certas e esperadas. No dizer do Papa Francisco, na "Laudato si" (117), afirma que: "a falta de preocupação, por medir os danos à natureza e o impacto ambiental das decisões é apenas um reflexo do desinteresse em reconhecer a mensagem que a natureza traz na sua própria estrutura". Na mesma Carta, acrescenta: "tudo está interligado".
A ação humana é o ponto mais importante, nas questões ambientais. Interessa a todos: Ricos e pobres, Doutores e analfabetos, Veganos e carnívoros. Na faculdade, lembrava o Mestre, que na Grécia antiga, berço da Democracia, as decisões eram tomadas na praça. Ali, as pessoas decidiam desde o estrume dos cavalos nas ruas, até a construção de aquedutos. Muito bem, ao chegar de manhã, a praça já estava ajeitada e limpa, por uma pessoa que cuidava disso tudo. Este servidor, levantava mais cedo, e munido de escovão a deixava impecável. A função dele era organizar antes que as pessoas chegassem.
Roma copiou esse modelo, e ao Senhorzinho, que limpava, deu-lhe o nome de Praefectus. O prefixo: "prae" quer dizer: o que vem primeiro, o que vem antes, ou, na frente de. Ou seja, o que acorda antes de todos. O sufixo "Fectus" quer dizer: Fazer. Aquele que faz. Traduzindo Praefectus: O que primeiro faz algo acontecer. Ou, o que prepara as coisas antes.
De tanto ficar ali na praça, ouvindo os debates, este servente, adquire tanta confiabilidade, que até de vez em quando substituía o Governador. Ou seja, adquiriu política, pela experiência, vivência e confiança, e não pela demagogia.
Hoje, Praefectus, traduzido do latim se diz: Prefeito! Prefeito é o que vem primeiro. Vem à frente para organizar o que é necessário. É sobretudo funcionário de todos. Holístico é isso: resolver as partes pequenas e simples, em benefício do todo. Com olhar no conjunto todo. E no caso, lembrar que cumpre um mandato (que é mandado). Vai dar certo, se saber ouvir quem está mandando: O Povo. E não uma elite. Como acertado foi na saúde dos animais.
Francisco Moreno é Membro do Movimento Global Católico de Mudança Climática