Gosta de ouvir música?
A música está presente em vários momentos e contextos da vida das pessoas. Ainda durante a gravidez, mães colocam músicas para seus bebês ouvirem. Nos mais variados espaços, por exemplo, salas comerciais, academias de musculação, salão de festas, clínicas, estádios de futebol, transporte urbano, restaurantes, e etc, comumente há uma música ambiente quebrando o silêncio e envolvendo aqueles que a percebem.
É da natureza humana sintonizar atitudes e comportamentos com a música, seja em uma balada, enquanto dança, seja para se alimentar, para relaxar, estudar, dormir, festar, dirigir, fazer atividade física, trabalhar, passar o tempo, enfim são inúmeras as ocasiões em que a música é sentida, ouvida ou cantada.
Isto acontece, especialmente quando se está abarcado pela sonoridade da música, pois o cérebro faz uma interpretação desse estímulo e permite que todo o organismo seja influenciado fisiológica e emocionalmente, o que pode resultar em uma supressão de necessidades do EU Biológico, EU Psicológico, EU Social e EU Espiritual. Ao ser apreciada pode fazer resgatar na memória momentos e sentimentos bons e ruins, agradáveis e desagradáveis, pois evoca inúmeras lembranças de conquistas e perdas, de pessoas queridas, especiais, que já partiram. Nesse processo, pesquisas mostram, que as variações emocionais e fisiológicas são percebidas por meio da frequência cardíaca e respiratória, pressão arterial, temperatura corporal, assim como pelo sorriso, choro, tom de voz, etc. Ainda que não interpretada a música passa mensagens complexas.
Por tudo isso, a Federação Mundial de Musicoterapia assegura que a utilização da música e seus elementos (som, ritmo, melodia, harmonia) com técnica e por profissional qualificado em processos terapêuticos, pode prevenir, promover, e restabelecer a Saúde e Qualidade de Vida das pessoas. Enfim! Depois de refletir sobre os benefícios que a música proporciona e sabendo que o dia de trabalho será intenso e exaustivo, só mesmo uma boa música conjugada a um tênis no pé e uma saudável caminhada para fechar o dia descontraído, sem estresse e pronto para um bom sono.
Paulo Augusto Leite Motooka é coronel da PM