Circula em grupos de WhatsApp, desde a manhã desta quinta-feira (2), a informação de que dois pacientes teriam dado entrada em hospitais de Araçatuba com suspeita de intoxicação por bebida alcoólica adulterada com metanol. A mensagem, no entanto, é falsa.
Segundo apuração da Folha da Região, apenas um caso foi confirmado até agora: o da jovem de 18 anos internada em estado grave na Santa Casa de Araçatuba, após consumir gin suspeito de adulteração, já noticiado pelo portal.
A Santa Casa de Araçatuba confirmou que a jovem permanece internada sob cuidados intensivos e que o material coletado será analisado pelo Instituto Adolfo Lutz, responsável por confirmar ou descartar a hipótese de intoxicação por metanol.
Leia aqui o caso suspeito em investigação
A versão compartilhada do boato dizia que o segundo paciente estaria no Hospital Unimed de Araçatuba, mas a assessoria da unidade esclareceu que nenhuma ocorrência do tipo foi registrada.
“Até o momento, nenhum paciente com suspeita de ingestão de bebida alcoólica contendo metanol deu entrada no Hospital Unimed Araçatuba. A informação não procede e trata-se de um boato sem fundamento”, informou a assessoria.
Riscos da notícia falsa
A circulação de fake news em situações como essa pode gerar pânico e atrapalhar o trabalho das autoridades de saúde. A recomendação é que a população busque informações apenas em fontes oficiais, como comunicados das instituições de saúde, órgãos públicos e veículos de imprensa responsáveis.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.