PERIGO

Defesa Civil alerta para risco de incêndios na região

Por Guilherme Renan | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Estiagem e baixíssima umidade aumentam alerta; autoridades intensificam ações de prevenção e combate
Estiagem e baixíssima umidade aumentam alerta; autoridades intensificam ações de prevenção e combate

A região de Araçatuba enfrenta uma crescente preocupação com incêndios, motivada pelo período de estiagem, altas temperaturas e baixos índices de umidade relativa do ar. Nos últimos meses, cidades como Araçatuba, Birigui e Penápolis registraram incêndios em áreas de vegetação e pastagem, mobilizando equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal.

Em Araçatuba, por exemplo, grandes focos atingiram áreas próximas aos bairros Morada dos Nobres e Lago Azul, afetando vegetação, imóveis residenciais e empresas. Em Birigui e Penápolis, os incêndios ocorreram em áreas rurais e próximas a condomínios, provocando preocupação entre moradores e autoridades locais.

Para enfrentar o risco, a Defesa Civil do Estado de São Paulo mobiliza, a partir desta segunda-feira, 15, o Gabinete de Crise do período de estiagem, no CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), localizado no Palácio dos Bandeirantes. A medida integra a Operação SP Sem Fogo, que atua de forma permanente em fases de acordo com a severidade do clima e risco de incêndios, incluindo prevenção, monitoramento e resposta rápida.

Segundo o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira, a presença integrada de órgãos estaduais permite “salvar vidas, proteger o meio ambiente e minimizar os prejuízos causados pela estiagem”. Participam do Gabinete de Crise representantes do Corpo de Bombeiros, Fundação Florestal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária e Ambiental, Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente, Infraestrutura e DER.

O cenário crítico da estiagem foi evidenciado nesse domingo, 14, quando o coronel Henguel, acompanhado da secretária Natália Resende, sobrevoou a cidade de Cruzeiro para avaliar os danos provocados por um incêndio que durou cinco dias e mobilizou 45 profissionais, além de helicópteros e aeronaves. O foco de fogo já estava praticamente extinto, mas as ações de monitoramento e combate seguirão durante a semana.

Atualmente, o Estado registra cinco incêndios ativos, incluindo cidades como Cruzeiro, Cajuru e Piracicaba, com atuação de 4 aeronaves, 3 helicópteros e 1 avião, além de equipes em solo.

A Defesa Civil de São Paulo alerta a população para se cadastrar no sistema de mensagens de emergência, gratuito, enviando o CEP via SMS para 40199 ou pelo WhatsApp (61) 2034-4611, para receber informações sobre riscos de desastres naturais.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários