
O comércio de Araçatuba e região se prepara para um ano de desafios devido ao impacto dos feriados nacionais e municipais. De acordo com a FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), o varejo paulista pode registrar uma perda de faturamento de aproximadamente R$ 19,8 bilhões em 2025, um aumento de 1,7% em relação ao ano anterior.
Para o gerente executivo da associação comercial de Araçatuba, Nei Ferracioli, os feriados prolongados agravam ainda mais o cenário econômico. “Realmente, quando o ano tem muitos feriados, ele acaba prejudicando muito o comércio e a economia da nossa cidade e da nossa região”, afirmou.
Ele destaca que, mesmo com a possibilidade de abertura parcial das lojas, o movimento é reduzido. "O cidadão quer aproveitar o feriado para descansar. Nossa cidade é rodeada de ranchos, então muitas pessoas vão para o lazer, estendem a estadia até o fim de semana ou acabam viajando. Com isso, deixam a cidade e fazem compras em outros lugares. As lojas até ficam abertas, mas com pouca procura, especialmente em um momento de economia difícil", resalta Nei.
O estudo da FecomercioSP aponta que segmentos como móveis e decoração devem apresentar uma alta significativa na perda de faturamento, chegando a 27,5%. No entanto, o maior impacto será sentido nas lojas de vestuário, tecidos e calçados, que devem deixar de faturar R$ 2,28 bilhões no Estado devido aos feriados.
A Prefeitura de Araçatuba divulgou o calendário de feriados municipais e datas comemorativas para 2025, aprovado pelo Sindicato do Comércio Varejista. O documento prevê a abertura do comércio em seis feriados: Tiradentes (21/4), Corpus Christi (16/6), Revolução Constitucionalista (09/7), Proclamação da República (15/11), Consciência Negra (20/11) e aniversário da cidade (02/12), sempre das 9h às 15h.
Por outro lado, o comércio permanecerá fechado nos feriados de Independência do Brasil (07/9) e Nossa Senhora Aparecida (12/10), ambos caindo em um domingo. Durante o Carnaval, as lojas não abrirão na terça-feira, retomando as atividades na Quarta-feira de Cinzas, ao meio-dia.
Além disso, o decreto municipal prevê horários especiais para datas estratégicas do varejo, como a Semana do Consumidor, quando as lojas funcionarão até as 22h no dia 7 de março. O horário estendido também será adotado para as vésperas do Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Black Friday.
“Nosso comércio já enfrenta dificuldades devido ao momento econômico, e muitos empresários precisam abrir nos feriados para minimizar as perdas, mesmo sabendo que o movimento não é suficiente”, ressalta Nei.
Para o período natalino, entre 12 de dezembro e 2 de janeiro, o comércio terá horário ampliado, buscando equilibrar o fluxo de clientes e impulsionar as vendas.
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