
A região noroeste de São Paulo é a mais afetada pela dengue, concentrando mais de 70% dos municípios que decretaram estado de emergência devido ao aumento dos casos da doença. Dos 53 municípios que tomaram essa medida, 38 estão localizados na região de Araçatuba, representando 72% do total.
Além disso, a região também registra o maior número de mortes e casos da doença no estado. Dos 36 óbitos confirmados até o momento, 16 ocorreram no noroeste, o que corresponde a 44% do total. Somente nessa quarta-feira, 5, foram confirmadas quatro mortes na região: duas em Tanabi, uma em José Bonifácio e uma em Potirendaba.
Os dados são alarmantes, com 45% dos casos de dengue do estado concentrados no Noroeste. As cidades com o maior número de casos são São José do Rio Preto, com 6.027 registros, e Araçatuba, com 5.073.
Araçatuba
De acordo com a assessoria da prefeitura de Araçatuba, até essa quinta-feira, 6, a cidade registrava 5.073 casos positivos de dengue, uma morte confirmada e três mortes em investigação.
Uma das principais medidas adotadas pelo prefeito Lucas Zanatta foi a ampliação do atendimento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), com as UBS Morada dos Nobres e Umuarama 2 passando a funcionar 24 horas, ajudando a desafogar o Pronto-socorro Municipal. O prefeito também decretou emergência de saúde, facilitando a contratação de mais médicos e a implementação de outras medidas.
Diante dessa situação crítica, as autoridades de saúde da região reforçam a importância de ações de prevenção e controle da dengue, além de alertar a população sobre a necessidade de colaboração no combate ao mosquito Aedes aegypti.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.