RECONHECIMENTO

Estudantes de Franca brilham na 1ª Olimpíada de Redação

Por Bruna Góis | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/WhatsApp
Alunos medalhistas da E.E. Profª Suely Machado
Alunos medalhistas da E.E. Profª Suely Machado

O Ginásio Poliesportivo 'Pedrocão' foi palco, nesta terça-feira, 3, da premiação da 1ª Olimpíada de Redação, promovida pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). Em Franca e região, 1.747 estudantes receberam medalhas de ouro, prata e bronze.

A iniciativa inédita teve como objetivo estimular a produção textual entre alunos da rede estadual. Na região, 35,8 mil estudantes participaram, enquanto no estado foram 121,1 mil medalhistas, com Franca e São Joaquim da Barra se destacando entre as melhores do estado.

Números da premiação

O evento foi considerado um sucesso. Ao todo, 242 alunos da região conquistaram medalhas de ouro, 491 garantiram as de prata e 1.014 ficaram com as de bronze. Entre os premiados, três estudantes alcançaram nota 10, a máxima nas duas etapas de correção. A avaliação combinou o uso de Inteligência Artificial (IA), por meio da plataforma Redação Paulista, e a análise de uma banca composta por professores da rede estadual.

Segundo o coordenador de Olimpíadas da Seduc-SP, Roberto Serra Campos Júnior, a premiação celebrou o esforço dos alunos. “Essa é uma grande oportunidade de valorizar nossos estudantes, assim como fazemos com a Olimpíada de Matemática”, destacou.

Histórias de superação

Entre os medalhistas está Gabriel do Nascimento Fernandes, aluno do 3° ano do Ensino Médio da E.E. Profª Suely Machado. Ele compartilhou sua experiência: "Ser medalhista nas Olimpíadas foi uma experiência incrível! Não só ganhei uma medalha, mas também aprendi muito sobre disciplina e superação. As Olimpíadas mostram que o esforço vale a pena, e isso pode até contar nos vestibulares, destacando que a dedicação em qualquer área faz a diferença."

Professores premiados

Além dos estudantes, professores também foram reconhecidos por seu trabalho. Paulo Henrique, docente de Língua Portuguesa, Redação e Leitura, e sua colega Ana Paula Faleiros, receberam premiações pelo desempenho em sala de aula. Paulo dedicou a conquista aos alunos, destacando o talento e a dedicação deles: “Esse reconhecimento é tanto meu quanto deles”, afirmou.

Produção textual em alta

A competição incluiu alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio. Desde 2023, a plataforma Redação Paulista tem sido um recurso estratégico para a rede, oferecendo uma assistente virtual de correção que otimiza a revisão de textos. Este ano, foram produzidas 10,8 milhões de redações, parte delas como preparação para a Olimpíada e avaliações como o Provão Paulista e vestibulares.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários