A região de Araçatuba registrou a maior quantidade de drogas apreendidas no interior paulista em outubro, totalizando 4,6 toneladas. A proximidade com o Mato Grosso do Sul, uma das principais rotas de entrada de entorpecentes no estado, intensificou a atuação conjunta da Polícia Militar com outras forças de segurança, apoiadas pelo setor de inteligência.
“Focamos no transporte de drogas pelas rodovias da região, com ações integradas e apoio da comunidade”, destacou a coronel Adriana Roledo Belluzzo, chefe do Comando de Policiamento do Interior da região de Araçatuba. No final de outubro, uma denúncia anônima via 190 resultou na prisão de um caminhoneiro em Birigui, transportando 4,5 toneladas de maconha.
Apreensões em alta no estado
No total, as forças de segurança apreenderam 14,1 toneladas de drogas no interior paulista em outubro, um aumento de 55% em relação ao mesmo período do ano passado. O volume inclui 11,7 toneladas de maconha (alta de 46%) e 1,8 tonelada de cocaína, mais que o dobro do registrado em 2023.
Desde o início do ano, já foram apreendidas 114,3 toneladas de entorpecentes no interior, sendo 91,8 toneladas de maconha e 13,6 toneladas de cocaína, este último número representando um crescimento de 35% em relação ao acumulado de 2023. O aumento reflete as ações estratégicas para desarticular o crime organizado e asfixiar financeiramente as quadrilhas.
Outros indicadores
Além das drogas, a produtividade policial cresceu em outubro. Foram retiradas das ruas 715 armas de fogo, alta de 27,2% em comparação ao mesmo mês do ano passado, e 1.950 veículos roubados foram recuperados, um aumento de 28,5%. No total, 9.249 infratores foram presos ou apreendidos no interior paulista durante o mês.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.