A forte chuva que castigou São José dos Campos na tarde de quinta-feira (28) veio acompanhada de ventania que chegou a 101 km/h, segundo registro das estações meteorológicas da cidade. A informação é da Prefeitura de São José.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Cerca de 9.000 pessoas seguem sem energia elétrica no município. No total, mais de 35.300 clientes da EDP ficaram sem energia durante a chuva forte. Não houve registro de feridos ou desabrigados.
A concessionária de energia elétrica disse que normalizou o fornecimento de energia para mais de 70% dos clientes impactados.
“Este evento climático elevou significativamente o nível de criticidade da operação do sistema elétrico local da EDP na cidade comparado a um dia normal. Após menos de 12 horas destas ocorrências, a concessionária normalizou o fornecimento de energia para mais de 70% dos clientes impactados”, disse a concessionária.
Nesta sexta-feira (29), segundo a prefeitura, todas as equipes já retomaram os trabalhos de conclusão da remoção, corte e limpeza.
Foram mais de 60 ocorrências de quedas de galhos e árvores, principalmente nas regiões sul e centro-oeste. Várias vias ficaram interditadas, com muitas delas liberadas apenas na noite de quinta.
Os bairros mais atingidos foram Jardim Aquarius, Jardim das Indústrias, Vila Ema, Jardim Esplanada, Jardim Apolo, Jardim Alvorada, Jardim Satélite e Bosque dos Eucaliptos.
As áreas foram sinalizadas e agentes de Mobilidade Urbana orientaram os motoristas com desvios de itinerário. Os trabalhos contaram com as equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Mobilidade Urbana e Manutenção da Cidade, desobstruindo vias com a retirada das árvores e galhos.
A EDP informou que aumentou em seis vezes o número de equipes para atendimento das ocorrências na região. Profissionais de outras regiões não afetadas pelo temporal estão somando esforços para normalizar a situação.
Os principais reparos envolvem a queda de galhos, árvores e lançamento de objetos sobre as redes elétricas, que demandam maior tempo de trabalho das equipes por conta da complexidade.
A EDP informou também que, em situações com grande volume de ocorrências, a empresa atua com “priorização no atendimento, primeiramente à hospitais, postos de saúde, escolas, creches, serviços essenciais, casos que possam oferecer risco à vida e ocorrências com grande volume de consumidores impactados”.
De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, estão previstas mais chuvas para toda a região neste final de semana. A EDP reforçou as recomendações sobre segurança para que a população jamais se aproxime de cabos partidos ou de fios caídos.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.