O presidente Lula (PT) afirmou nesta quinta-feira (28) que "ninguém mais pode desmentir" ter havido uma articulação golpista para impedir que ele assumisse a Presidência da República em janeiro de 2023.
"Vocês sabem o que está acontecendo na política mundial e na política brasileira. Vocês sabem a quantidade de mentira, de ódio, sabem a tentativa de golpe em 2008 [2022], que agora está ficando verdadeiro, ninguém mais pode desmentir", afirmou.
"Na verdade, eles tentaram dar um golpe para não deixar que a gente assumisse a Presidência da República", acrescentou Lula, na primeira manifestação pública dele sobre esse tema depois do indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outras 36 pessoas na investigação da Polícia Federal.
Lula participou de cerimônia de lançamento do programa Periferia Viva, no Palácio do Planalto.
Na terça-feira (26), o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), decidiu derrubar o sigilo da investigação da PF sobre a trama golpista de 2022.
Os documentos também foram enviados à PGR (Procuradoria-Geral da República), responsável por analisar as provas e decidir se denuncia ou não os investigados.
Segundo o relatório final, o ex-presidente liderou a trama golpista no final de 2022, e a ruptura democrática não foi concretizada por "circunstâncias alheias à sua vontade".
Segundo a PF, "os elementos de prova obtidos ao longo da investigação demonstram de forma inequívoca" que Bolsonaro "planejou, atuou e teve o domínio de forma direta e efetiva dos atos executórios realizados pela organização criminosa que objetivava a concretização de um golpe de Estado e da abolição do Estado democrático de Direito".
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
3 Comentários
-
Freitas 4 dias atrásVerdade. E ele começou quando o maior corrupto da história foi descondenado. Desde então, caminhamos para uma distopia autoritária.
-
Monica 4 dias atrásFanatismo, megalomania,psicopatia essas são as qualidades atribuídas a esses cretinos, seguidores desse pseudo político, agora inelegível por sua incompetência, irresponsabilidade e doença mental.
-
Roberto 4 dias atrásSim houve golpe mesmo mas não foi de Bolsonaro e da direita e sim da esquerda podre suja da mídia e da cúpula do PT que conspirou contra o povo,O PODER EMANA DO POVO,Prendam Bolsonaro e verão a irá da esmagadora maioria deste BRASIL. Este estúpido vendeu a maior mina de Urânio do mundo para CHINA COMUNISTA.