REGIÃO NOROESTE

Araçatuba deve ter chuvas e ventos fortes nos próximos dias

Por Wesley Pedrosa | da redação
| Tempo de leitura: 2 min
Folha da Região
A previsão de instabilidade vai de quarta-feira, 9, até sábado, 12, com chuva de até 40 mm
A previsão de instabilidade vai de quarta-feira, 9, até sábado, 12, com chuva de até 40 mm

A Defesa Civil alertou que a passagem de uma frente fria pelo estado de São Paulo provocará chuvas intensas, acompanhadas de raios e fortes rajadas de vento, no interior, incluindo a região de Araçatuba. A previsão de instabilidade vai de quarta-feira, 9, até sábado, 12, com acumulados de chuva de até 40 mm em Araçatuba e São José do Rio Preto.

Em outras áreas do interior, como Marília, são esperados até 100 mm de precipitação, enquanto as regiões de Bauru, Itapeva e Sorocaba podem acumular até 90 mm.

Em casos de tempestades, a Defesa Civil orienta os moradores a adotarem medidas de segurança, como evitar áreas arborizadas, devido ao risco de queda de árvores, e não enfrentar áreas alagadas, já que uma lâmina de água de 15 cm pode arrastar uma pessoa e 30 cm são suficientes para mover um automóvel. Durante tempestades com raios, procure abrigo em locais cobertos e seguros.

Para ventos acima de 60 km/h, é necessário cautela, pois o risco de danos a galhos e estruturas frágeis aumenta. Com rajadas superiores a 75 km/h, o perigo de queda de árvores e danos em edificações se agrava. Ventos de 90 km/h ou mais representam um risco significativo de destruição estrutural.

Orientações em caso de ventos fortes

  • Busque abrigo seguro, evitando árvores e coberturas metálicas frágeis.
    Mantenha distância de janelas, vidros e objetos perfurantes.
  • Evite trabalhos com andaimes ou estruturas metálicas durante ventos fortes.
    Ao dirigir, mantenha-se longe de cabos elétricos, torres de transmissão e outras estruturas vulneráveis.
  • Caso um fio energizado caia sobre o veículo, a recomendação é permanecer dentro do carro e acionar imediatamente os serviços de emergência. No caso de incêndio, saia do veículo com cuidado, evitando contato com partes metálicas, e mova-se dando pequenos saltos, sempre com os dois pés juntos, até se afastar pelo menos 10 metros do local da queda do fio.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários