A Justiça Eleitoral de Araçatuba realizou na tarde dessa terça-feira, 1º, o teste das urnas eletrônicas que serão utilizadas no próximo domingo, 6, na área de abrangência do 299º Cartório Eleitoral. O evento contou com a presença de representantes da Justiça Eleitoral, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), partidos políticos e membros da imprensa.
Durante o teste, duas urnas foram escolhidas aleatoriamente pelas autoridades. Foi simulado todo o processo eleitoral, começando pela retirada da "zerésima", documento que comprova que não há votos registrados na urna antes da eleição. Em seguida, a votação foi realizada por representantes dos partidos e da OAB. Por fim, foi retirado o relatório de votos e a urna foi encerrada.
Araçatuba, que em 2024 tinha 145.672 eleitores aptos a votar, tem sua maior concentração de eleitores na faixa etária de 45 a 59 anos, representando 27% do total. A segunda maior faixa é a de 35 a 44 anos, com cerca de 28 mil eleitores (19%), seguida por eleitores de 25 a 34 anos, que somam 25 mil pessoas, equivalente a 17% do eleitorado local.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.