EDUCAÇÃO

Atleta de natação da ABDA vai para os EUA estudar e treinar


| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
O atleta Caristhon de Azevedo Júnior, de 19 anos
O atleta Caristhon de Azevedo Júnior, de 19 anos

O atleta Caristhon de Azevedo Júnior, de 19 anos, que fez parte do time de natação da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) na última temporada, agora está vivendo nos Estados Unidos.

O nadador, vindo do Grêmio União Sanroquense de Natação, ficou apenas seis meses na ABDA, mas considera a vivência desse período muito importante para a grande mudança em sua vida, que foi cursar uma faculdade no exterior.

Caristhon Júnior, atualmente, está morando na cidade de Staten Island, vizinha a New York City, no Estado de Nova York. O atleta cursa Economia na universidade Wagner College.

Caristhon conta que a vontade de morar, estudar e treinar nos EUA surgiu quando um atleta de sua antiga equipe conseguiu uma bolsa e foi viver esse sonho.

Apesar de, a princípio, os EUA ser um sonho distante, o atleta seguiu focado nos estudos, o nadador tendo como objetivo os vestibulares para as universidades brasileiras. "Em 2023, no meu último ano do ensino médio, decidi também estudar para fazer o teste de proficiência em inglês Toefl e o SAT americano, além dos vestibulares. Obtive bons resultados, tanto nos vestibulares quanto no SAT, e decidi contratar uma companhia para procurar universidades no EUA que poderiam me dar uma boa bolsa de estudos, com base no meu histórico escolar, nota no SAT e performance esportiva (tempos na natação)", explica Caristhon.

Diante da incerteza da concretização do sonho, o atleta decidiu começar uma universidade no Brasil. Aprova em Engenharia na USP, Unicamp e Unesp, optou pela última por ser em Bauru, onde teria a chance de treinar na ABDA. "A oportunidade de realizar meu sonho veio em fevereiro de 2024, quando a empresa que eu havia contratado me informou que a Wagner College tinha interesse em mim e que estavam dispostos a me dar uma boa bolsa para ir estudar lá. Conversei com minha família e decidimos que iriamos aproveitar a oportunidade de viver esse sonho, então aceitei a oferta, tranquei a Unesp e vim para os EUA", conta.

"A ABDA teve um papel muito importante, pois me disponibilizou uma excelente infraestrutura, com treinadores e profissionais muito empenhados no desenvolvimento do atleta e um grande acolhimento para que eu pudesse experienciar uma grande oportunidade de treinamento e manter o sonho de ir treinar nos EUA", relata.

Plataforma para educação

Caristhon Júnior é o quarto atleta de natação da ABDA a conquistar bolsa e se mudar para os EUA para estudar e treinar. Gabriel Bozzolo cursa Ciência da Computação, na Carson Newman University, em Jefferson City, no Tennessee; Yuri Cabral cursa Business/Economics (negócios e economia, em tradução livre), na Drury University, e Sophia Coleta, estuda Psicologia na Universidade Missouri State, ambos no em Springfield, no Missouri.

Além dos nadadores, Letícia Almeida Belo, do atletismo da ABDA, também foi cursar Pré-Medicina na Universidade Cowley College, em Arkansas City, e competir pela instituição.

Todos eles são exemplos dentro da ABDA para os pequenos atletas em formação. Para aqueles que, assim como Caristhon, um dia se inspiraram em um colega, e também se animaram com a possibilidade de usar o esporte como plataforma para a educação, o atleta deixa uma mensagem. "É possível por mais distante que pareça ser. A parte acadêmica e o inglês são tão importantes quanto a parte da natação, se for possível comece o quanto antes a estudar para o Toefl e SAT, porque foram muito importantes para me trazerem para cá", pontua.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários