A umidade relativa do ar em várias cidades do Noroeste Paulista atingiu níveis críticos, caindo abaixo de 10%, segundo dados do IPMet da Unesp, nesta quarta-feira, 4. Cidades como Araçatuba, Birigui, Andradina e Guararapes registraram índices de apenas 8%, muito abaixo dos 60% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A Cetesb classificou a qualidade do ar como "muito ruim" em diversas cidades do Noroete Paulista.
A baixa umidade e má qualidade do ar representam sérios riscos à saúde, especialmente para pessoas com problemas respiratórios. Sintomas como ardor nos olhos, nariz e garganta, tosse seca e cansaço são comuns.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo, por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), renovou o alerta de risco elevado para incêndios na região até a próxima sexta-feira, 6, quando as temperaturas devem chegar a 39°C em Araçatuba e Birigui.
Com essas condições extremas, é recomendada a restrição de atividades físicas ao ar livre, especialmente para crianças, idosos e pessoas com doenças cardíacas ou pulmonares.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.