A sessão da Câmara de Araçatuba na última segunda-feira, 2 foi marcada por um intenso tumulto e discussões acaloradas entre vereadores e a população presente, que protestava contra o arquivamento da CPI da Saúde. Manifestantes levaram faixas ao plenário cobrando uma investigação na rede pública de saúde do município, com mensagens como “Saúde Doente – UBSs – Santa Casa – PS” e “Vereadores omissos, não reelejam essa corja! Traíram o povo. Pessoas morrendo por omissão de vocês”.
O ambiente ficou ainda mais tenso após um bate-boca entre o vereador Dr. Jaime (PSDB) e a líder dos manifestantes, o que levou a uma interrupção de mais de meia hora da sessão. Um funcionário da Câmara também se envolveu na confusão, sendo necessário o reforço da Guarda Municipal para conter os ânimos. A sessão durou menos de 30 minutos, já que o único item na pauta era uma moção de apoio a um projeto que aumenta a punição para maus-tratos contra a animais que tramita na Câmara Federal.
A Câmara de Araçatuba anunciou na sexta-feira, dia 30, o arquivamento do requerimento que solicitava a criação da CPI da Saúde, conforme publicado no Diário Oficial. O pedido de criação da CPI, apresentado em março pelo vereador Luís Boatto (MDB), destacava problemas graves na saúde municipal, como a falta de medicamentos e insumos, superlotação nas unidades de saúde e a baixa performance nos indicadores do Ministério da Saúde.
No entanto, apenas quatro vereadores se inscreveram para participar da comissão, número insuficiente para sua formação, resultando no arquivamento do requerimento.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.