O nadador piracicabano Marcos Fraccaro embarcou nesta segunda-feira (12) para a Inglaterra para encarar a travessia do Canal da Mancha. Fraccaro deve fazer o desafio entre os dias 25 e 31 de agosto, em um trajeto de 34 km, mas que pode chegar até a 50 km, dependendo das condições das águas.
Quem vai acompanhá-lo será a esposa dele, a também nadadora Carla Sturion, que será o “staff” fora da água; e o técnico Samir Barel, que dará o suporte na hidratação e nas informações durante a travessia. Barel estará no barco da associação que cuida da travessia do canal.
LEIA TAMBÉM - Gabriel Medina tem a foto mais curtida das Olimpíadas
Para fazer o desafio, Marcos Fraccaro se preparou durante um ano, logo quando se inscreveu no evento. Os treinos incluem trabalho em água fria, além da parte física e técnica e mental. Na Inglaterra, o nadador terá 12 dias de aclimatação antes de começar o desafio.
“É difícil mensurar e transmitir em palavras o que é isso, porque quando a gente pensa em uma travessia parece que é simplesmente o fato de você treinar e completar a prova. Eu não tinha noção do tamanho da dificuldade de você se programar e o simples fato de você conseguir uma janela para nadar”, contou.
LEIA TAMBÉM - Com menos ouros, Brasil tem resultados históricos na França
Geralmente, essa prova tem dois anos de fila de espera, em média, mas ele conseguiu em um ano graças à desistência de um atleta brasileiro.
“É um sentimento de felicidade, misturado com ansiedade e medo de não conseguir responder às minhas expectativas e as expectativas de todas as pessoas que colaboraram comigo”, declarou. “Será uma experiência para o trabalho que a gente faz na maratona aquática em Piracicaba”, finalizou.
DIFICULDADE
O Canal da Mancha é um braço do Atlântico Norte que separa a ilha da Grã-Bretanha da Europa continental e está situado entre a Inglaterra e a França. A travessia tem 34 km, começa na Inglaterra e termina na França.
Ela é considerada os Monte Everest para os maratonistas aquáticos. A grande dificuldade dessa travessia são as águas frias e suas fortes correntes. Devido a isso, a distância a ser nadada pode chegar até os 50 km.
LEIA TAMBÉM - COB vai pagar R$ 4,6 milhões aos medalhistas em Paris
Marcos Fraccaro calcula que terá custos de cerca de aproximadamente R$ 100 mil. Por isso, teve o apoio de algumas empresas, como a NG metalúrgica; Dr. Emiliano Araújo; Emporio Conti; G9 Imports; Primor Comunicação; Erika Bozola Nutrologia e Swim Hau.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.