A região de Araçatuba vai ganhar novos radares em rodovias estaduais a partir de janeiro do próximo ano. Serão instalados medidores de velocidades em pelo menos 12 trechos, como o km 44 da rodovia Dr. Elyeser Montenegro Magalhães ( SP 463), em Araçatuba. A via Senador Teotônio Vilela (acesso ao Guatambu), que liga as áreas urbanas de Birigui e Araçatuba, vai ter um dispositivo no km 8,5. Veja a lista abaixo.
Estas vias fazem parte de uma listagem do DER (Departamento de Estradas e Rodagem), órgão responsável pelas rodovias estaduais de São Paulo, que planeja instalar 649 radares de velocidade em mais de 150 estradas que cortam o estado.
Os equipamentos estão divididos em 14 lotes e as três melhores propostas financeiras para cada um deles foram publicadas no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (5). Os contratos deverão ser de cinco anos.
O governo do Estado estima pagar até R$ 202,6 milhões pela contratação do serviço que, além da instalação dos aparelhos, será responsável por obras estruturais e pela sinalização do controle eletrônico de velocidade.
Esses radares, de acordo com o edital de licitação, devem multar, inclusive, motoristas que usarem o acostamento para tentar driblar a fiscalização eletrônica. Eles ainda farão leitura automática de placas e contagem de veículos.
A expectativa é que o processo licitatório —com análise de documentos e de capacidade de implantação dos aparelhos pelas empresas vencedoras, e possíveis recursos das perdedoras— termine até o fim de setembro. A partir daí, serão cerca de 90 dias para instalação e aferição pelo Ipem (Instituto de Pesos e Medidas).
As empresas serão responsáveis pela instalação e gestão da estrutura. O valor arrecadado com multas de trânsito vai para os cofres do governo.
O DER administra 13 mil dos 22 mil km da malha rodoviária paulista, os demais estão sob a concessão privada. O estado ainda é cortado por rodovias federais.
Prevenção
A instalação dos radares tem o objetivo de prevenir acidentes. De acordo com o "Anuário Rodoviário de Acidentes - 2023", lançado em maio pelo próprio DER, no ano passado ocorreram 662 acidentes fatais nas estradas administradas pelo órgão. É o maior número desde 2019, ou seja, antes da pandemia, quando foram registrados 677 sinistros de trânsito com mortes nestas estradas.
A expectativa é que o número de acidentes caia de 25% a 40% com a fiscalização eletrônica.
A implantação de radares faz parte do Plano de Segurança Viária, documento publicado neste ano pelo DER com metas até 2030, quando se espera reduzir em até 50% a quantidade de mortos em acidentes.
Veja a lista das estradas da região
SP-463 Dr. Elyeser Montenegro Magalhães - km 44 Araçatuba;
SP-461 Gabriel Melhado - km 19,5 Birigui;
SPA 018/461 Senador Teotônio Vilela (Acesso ao Guatambu) - km 8,5 Birigui
SPA 018/461 Senador Teotônio Vilela (Acesso ao Guatambu) - km 8,5 Birigui
SPA 565/310 Arthur Fornazari Neto (Acesso Auriflama) - km 2,30 Auriflama
SPI 486/300 2º Sargento PM Luciano Arnaldo Covolan (Acesso a Penápolis) - km 6 Penápolis
SP-595 Gerson Dourado de Oliveira - km 20,8 Itapura
SP-563 Euclides de Oliveira Figueiredo (Integração) - km 198,5 Andradina
SP-563 Euclides de Oliveira Figueiredo (Integração) - km 161,5 Nova Independência
SP-563 Euclides de Oliveira Figueiredo (Integração) - km 172,3 Nova Independência
SP-425 Assis Chateaubriand - km 338,20 Santópolis do Aguapeí
SP-310 Feliciano Salles da Cunha - km 629,05 Pereira Barreto
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