ARAÇATUBA

Apenas 6% do público alvo de Araçatuba se vacinou contra dengue

Por Maryla Buzati | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Rodrigo Nunes/Ministério da Saúde
Quase metade do público alvo se vacinou contra a Influenza
Quase metade do público alvo se vacinou contra a Influenza

Já passou da metade do ano e a vacinação contra a dengue segue baixa em Araçatuba. Com um público alvo de 13.107 pessoas, entre 10 e 14 anos, apenas 792 tomaram a vacina. Isso equivale a uma cobertura de 6,04%. Os dados são da prévia de vacinação divulgada pela Prefeitura Municipal de Araçatuba, nesta sexta-feira (2).

De acordo com o documento, a maior cobertura vacinal é das crianças de 10 anos, em que 7,54% delas foram imunizadas. Os outros números são: crianças de 11 anos (6,83%), 12 anos (5,66%), 13 anos (5,12%) e 14 anos (5,05%). Ou seja, conforme vai aumentando a idade, menores são os índices de imunização.

Influenza

Já a cobertura vacinal da influenza, divulgada na mesma data, apresentou melhora, com quase metade do público alvo vacinado (49,08%). Durante todo o ano, os boletins semanais apontaram uma cobertura bem abaixo do esperado, com melhoras gradativas.

Segue os números atuais: crianças entre 6 meses e 6 anos (40%), idosos (38,05%), professores (25,72%), comorbidades (18,67%), trabalhadores de saúde (13,64%), gestantes (12,78%) e puérperas (3,63%).

Serviço

As vacinas estão disponíveis em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade. As UBSs da zona urbana funcionam das 7h às 19h, as da zona rural das 8h às 15h, e as UBSs Planalto, Umuarama II e Morada dos Nobres, das 7h às 22h. Embora os dados se refiram aos grupos prioritários, toda a população pode receber a vacina.

O Ministério da Saúde destaca a importância da vacinação contra vírus respiratórios para reduzir a carga da doença, prevenir hospitalizações, mortes e consultas ambulatoriais, além de evitar a sobrecarga dos serviços de saúde. A vacinação é uma das ferramentas mais eficazes para evitar surtos da doença.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

1 Comentários

  • Cláudia 05/08/2024
    Libera logo pra quem quer tomar a vacina, deveriam esperar apenas 2 semanas para o público alvo, não tomou, libera para as outras faixas etárias