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FURTO DE FIAÇÃO
FURTO DE FIAÇÃO
Trabalhador fica no escuro após furto de fiação elétrica em Araçatuba
Trabalhador fica no escuro após furto de fiação elétrica em Araçatuba
Imagens de segurança flagraram a ação de um homem com uma bicicleta que espreita a casa da vítima, escala o muro e corta os cabos de cobre que conduzem energia elétrica.
Imagens de segurança flagraram a ação de um homem com uma bicicleta que espreita a casa da vítima, escala o muro e corta os cabos de cobre que conduzem energia elétrica.
Reprodução

Era para ter sido uma volta para casa tranquila, depois de um longo dia de trabalho para um homem de 30 anos, morador de Araçatuba. Mas na terça-feira, 14, um trabalhador descobriu que a caixa de energia de sua casa havia sido arrombada e a fiação elétrica furtada. Resultado: ficou no escuro desde então e arcou com o prejuízo de mais de R$ 565. O homem estava sem energia até esta sexta-feira, 17.
O homem, que entrou em contato com a reportagem da Folha da Região, pediu para não ser identificado. Ele conta que está sem energia desde então, e que aguardava a normalização do serviço até esta sexta-feira, 17, após a comunicação do furto para a companhia de energia, a CPFL Paulista. A ligação teve de ser encerrada porque ele precisava comprar mais sacos de gelo, alternativa que ele está usando para não perder os alimentos.
O furto
A vítima disse que voltava do trabalho daquela terça-feira, e ao chegar em casa na rua Geraldo Sampaio, no Parque Baguaçu, entrou na residência sem notar nada de diferente. A percepção mudou quando ele tentou acender a luz da casa. "Por um momento eu achei que se tratava de algum engano, e fui checar no aplicativo da CPFL; quando chequei que tudo estava em ordem, minhas atenções se voltaram para a caixa de energia, e aí percebi que haviam invadido minha casa", conta.
Pela imagem enviada para a reportagem, a caixa de energia do morador estava arrombada, os cabos de cobre, que conduzem energia elétrica haviam sumido, mas o relógio ficou.
De acordo com o relato da vítima, a rua é movimentada. O homem acredita que quem cometeu o furto já sabia a rotina dos moradores. Por conta própria procurou pelas imagens de circuito de segurança, e uma das casas vizinhas flagrou o momento do furto.
Vídeo
Nas imagens, é possível ver um homem que empurra uma bicicleta e caminha sem pressa pela rua. Em certa altura, ele muda de lado e atravessa a rua, chega a desaparecer porque fica atrás de uma árvore, mas logo volta ao enquadramento da câmera, quando decide escalar o muro da casa. É neste momento, segundo a vítima, que o bandido estica o braço e consegue puxar a fiação elétrica, que estava em um poste padrão dentro do terreno da casa.
Prejuízo
Com o furto, a casa ficou sem alimentação de energia. O homem, que faz dupla jornada de trabalho, contou que o furto rendeu dor de cabeça e mais gastos do que estavam previstos. Para não perder as compras do mercado, precisou abastecer a geladeira com muitos sacos de gelo, e com a onda de calor que tem castigado nos últimos dias, revelou que tem dormido do lado de fora da casa por causa do calor, já que não consegue ligar os ventiladores.
Energia
A vítima ainda deu detalhes do processo que uma pessoa passa quando é vítima de furto desta natureza. Ele conta que precisou fazer várias ligações e agendamentos ao acionar a CPFL Paulista, que explicou que nesses casos, é o consumidor que precisa comprar a fiação, cuja metragem e instalação são definidas por um eletricista contratado pelo consumidor. O morador disse que teve que comprar 16 metros de fiação elétrica e pagar pela mão de obra do profissional. E aguarda o religue da CPFL.
A reportagem entrou em contato com a CPFL Paulista, que, por meio de nota, explicou que em casos de furto da fiação interna da unidade consumidora, o cliente é o responsável pela substituição e regularização dos cabos furtados.
Leia a nota na íntegra: “A CPFL Paulista informa que, no caso de furto da fiação interna da unidade consumidora, o cliente em questão é o responsável pela substituição e regularização dos cabos furtados. À CPFL cabe executar a religação do imóvel à rede de distribuição, serviço que deve ser solicitado pelo cliente após concluir a reposição dos cabos. A CPFL Paulista reforça aos clientes a importância da abertura de um protocolo de solicitação de serviço nos seus canais digitais, para garantir a agilidade no atendimento. Os canais são site www.cpfl.com.br, aplicativo CPFL Energia ou call center 0800 010 1010.”
Era para ter sido uma volta para casa tranquila, depois de um longo dia de trabalho para um homem de 30 anos, morador de Araçatuba. Mas na terça-feira, 14, um trabalhador descobriu que a caixa de energia de sua casa havia sido arrombada e a fiação elétrica furtada. Resultado: ficou no escuro desde então e arcou com o prejuízo de mais de R$ 565. O homem estava sem energia até esta sexta-feira, 17.
O homem, que entrou em contato com a reportagem da Folha da Região, pediu para não ser identificado. Ele conta que está sem energia desde então, e que aguardava a normalização do serviço até esta sexta-feira, 17, após a comunicação do furto para a companhia de energia, a CPFL Paulista. A ligação teve de ser encerrada porque ele precisava comprar mais sacos de gelo, alternativa que ele está usando para não perder os alimentos.
O furto
A vítima disse que voltava do trabalho daquela terça-feira, e ao chegar em casa na rua Geraldo Sampaio, no Parque Baguaçu, entrou na residência sem notar nada de diferente. A percepção mudou quando ele tentou acender a luz da casa. "Por um momento eu achei que se tratava de algum engano, e fui checar no aplicativo da CPFL; quando chequei que tudo estava em ordem, minhas atenções se voltaram para a caixa de energia, e aí percebi que haviam invadido minha casa", conta.
Pela imagem enviada para a reportagem, a caixa de energia do morador estava arrombada, os cabos de cobre, que conduzem energia elétrica haviam sumido, mas o relógio ficou.
De acordo com o relato da vítima, a rua é movimentada. O homem acredita que quem cometeu o furto já sabia a rotina dos moradores. Por conta própria procurou pelas imagens de circuito de segurança, e uma das casas vizinhas flagrou o momento do furto.
Vídeo
Nas imagens, é possível ver um homem que empurra uma bicicleta e caminha sem pressa pela rua. Em certa altura, ele muda de lado e atravessa a rua, chega a desaparecer porque fica atrás de uma árvore, mas logo volta ao enquadramento da câmera, quando decide escalar o muro da casa. É neste momento, segundo a vítima, que o bandido estica o braço e consegue puxar a fiação elétrica, que estava em um poste padrão dentro do terreno da casa.
Prejuízo
Com o furto, a casa ficou sem alimentação de energia. O homem, que faz dupla jornada de trabalho, contou que o furto rendeu dor de cabeça e mais gastos do que estavam previstos. Para não perder as compras do mercado, precisou abastecer a geladeira com muitos sacos de gelo, e com a onda de calor que tem castigado nos últimos dias, revelou que tem dormido do lado de fora da casa por causa do calor, já que não consegue ligar os ventiladores.
Energia
A vítima ainda deu detalhes do processo que uma pessoa passa quando é vítima de furto desta natureza. Ele conta que precisou fazer várias ligações e agendamentos ao acionar a CPFL Paulista, que explicou que nesses casos, é o consumidor que precisa comprar a fiação, cuja metragem e instalação são definidas por um eletricista contratado pelo consumidor. O morador disse que teve que comprar 16 metros de fiação elétrica e pagar pela mão de obra do profissional. E aguarda o religue da CPFL.
A reportagem entrou em contato com a CPFL Paulista, que, por meio de nota, explicou que em casos de furto da fiação interna da unidade consumidora, o cliente é o responsável pela substituição e regularização dos cabos furtados.
Leia a nota na íntegra: “A CPFL Paulista informa que, no caso de furto da fiação interna da unidade consumidora, o cliente em questão é o responsável pela substituição e regularização dos cabos furtados. À CPFL cabe executar a religação do imóvel à rede de distribuição, serviço que deve ser solicitado pelo cliente após concluir a reposição dos cabos. A CPFL Paulista reforça aos clientes a importância da abertura de um protocolo de solicitação de serviço nos seus canais digitais, para garantir a agilidade no atendimento. Os canais são site www.cpfl.com.br, aplicativo CPFL Energia ou call center 0800 010 1010.”
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