Um vídeo de 30 segundos de duração circulou nas redes sociais na noite desta segunda-feira, 6, com Everton Sodario, 30 anos, ex-prefeito de Mirandópolis, região de Araçatuba, afirmando ter atentado contra a própria vida. Ele ficou nacionalmente conhecido, em 2020, como "Bolsonaro Caipira" depois que ganhou essa referência em matéria da Folha de S. Paulo.
O que se segue é uma declaração que causou estranheza e preocupação de pessoas próximas a ele. No vídeo original, fragmentado em três partes, ele aparece com machucados aparentes na região da cabeça, e mal consegue falar; ainda assim, direciona a câmera do celular para o braço esquerdo, onde é possível ver pinos que normalmente são usados para o alinhamento de ossos corrigindo uma possível fratura.
O ex-prefeito conta que passou por cirurgia e adiciona a informação de que teria tentado tirar a própria vida “pulando de uma ponte" e que, em uma próxima vez, "iria pular de um prédio", mas em tom de deboche e desmentindo em seguida a sua pretensão; finaliza dizendo que, após o episódio, teria "ficado mais bonito e perdido cerca de 14 quilos". O local onde o ex-prefeito gravou aparenta ser um leito de hospital.
A reportagem apurou a história e encontrou algumas divergências, ou no mínimo, pontos a esclarecer. O que realmente aconteceu com o ex-prefeito ainda não está totalmente claro. O que foi apurado é que ele está internado na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, na capital, e passou por uma cirurgia no ombro, da qual se recupera. O motivo da internação, em tese defendida por familiares, seria um atropelamento que Sodario teria sofrido ao sair de um hotel há cerca de 11 dias, e ele teria se submetido a uma cirurgia na madrugada de sábado para domingo. Mas ao checar sobre acidentes na capital, até a data de hoje, não havia sido registrado no sistema o boletim de ocorrência físico do dia do suposto acidente. O único boletim lavrado envolvendo o nome do ex-prefeito data do mês de setembro, onde ele se envolveu em um caso de calúnia e difamação.
Repercussão
A reportagem apurou que a repercussão do vídeo não caiu bem e deixou muita gente preocupada com o estado emocional do ex-gestor municipal, que hoje não mora em Mirandópolis, e sim em São Paulo, onde trabalha com o deputado estadual Tenente Coimbra (PL).
Sobre o vídeo que circula nas redes sociais, a reportagem da Folha da Região/Sampi apurou que foi divulgado para um grupo seleto de amigos de Sodario, e o que se comenta entre as pessoas próximas é que o ex-prefeito teria decidido fazer uma brincadeira, considerada "infeliz" por essas fontes, sobre um assunto que já o permeava, e que ele teria decidido "dar voz aos fofoqueiros".
A Folha da Região/Sampi conversou com uma pessoa que conviveu com Sodario e pediu para não ser identificada. Ela disse à reportagem que atualmente o ex-prefeito não possui nenhuma ligação com a Prefeitura de Mirandópolis e que, em sua última passagem por lá, atuando como diretor da pasta de Administração Pública, teria sido desligado devido a alguns conflitos profissionais no ambiente de trabalho.
Para a pessoa ouvida pela reportagem, o ex-gestor municipal considera a brincadeira sobre suicídio de "mau gosto", uma vez que sobre Sodario ainda ecoa a responsabilidade de ter sido uma figura pública e que mantém em suas redes sociais mais de 30 mil seguidores, pessoas que o seguem.
Quem é Everton Sodario
Em 2020, Everton Sodario, então com 27 anos, pelo PSL obteve 67,85% dos votos válidos e se tornou prefeito de Mirandópolis naquele ano, e durante seu mandato recebeu a alcunha de "Bolsonaro Caipira" ao se tornar o primeiro candidato eleito do partido no Estado. A gestão de Everton Sodario ganhou holofotes porque sua gestão caminhava em uníssono apoio ao então presidente Jair Bolsonoro, e seguia o receituário pregado pelo governo federal na época. Em abril de 2022, Everton Sodario abriu mão do cargo para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo nas eleições daquele mesmo ano, mas não conseguiu se eleger e passou a integrar a equipe da assessoria do deputado Tenente Coimbra.
A reportagem entrou em contato com a assessoria do parlamentar na capital paulista que, por meio de nota, informou que Everton Sodario está bem, mas que detalhes sobre o estado de saúde e o que levou a gravar o conteúdo do vídeo ainda serão levantados. Também tentou-se contato com o hospital onde Everton está internado, que até o fechamento desta reportagem, não retornou.
Nota na íntegra:
”A assessoria de imprensa do deputado estadual Tenente Coimbra (PL) informa que o parlamentar ainda não possui informações concretas sobre o que ocorreu com seu assessor. Para obter esclarecimentos e verificar o estado de saúde do funcionário em questão, Coimbra vai visitá-lo no hospital. No entanto, é importante ressaltar que, com base nas mensagens recebidas, há indicações de que o assessor passa bem".
A Folha também entrou em contato com a Prefeitura de Mirandópolis, que respondeu que não vai comentar sobre o caso, já que se trata de um funcionário sem ligações com a gestão administrativa. Tentou ouvir o próprio parlamentar e ainda aguarda retorno.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
1 Comentários
-
Mário Spessotto Junior 08/11/2023Esse sujeito é apenas mais um bozonarista aloprado. Não sei por que jornal ainda dá espaço para o cara.