ESTELIONATO

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Mulher de Araçatuba cai em golpe e paga contas de energia em site fraudulento

Mulher de Araçatuba cai em golpe e paga contas de energia em site fraudulento

Araçatubense pesquisou na internet sobre a CPFL e encontrou um site parecido, que emitiu três supostas contas em aberto; prejuízo foi de R$ 231,27.

Araçatubense pesquisou na internet sobre a CPFL e encontrou um site parecido, que emitiu três supostas contas em aberto; prejuízo foi de R$ 231,27.

Por Jaqueline Lopes | 12/09/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Por Jaqueline Lopes
da Redação

12/09/2023 - Tempo de leitura: 2 min

Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Consumidora descobriu que havia caído em um golpe por meio de um funcionário da CPFL

Um novo modelo de estelionato foi registrado na delegacia da Polícia Civil em Araçatuba. A vítima, uma mulher de 66 anos que entrou em um site com as características da CPFL, emitiu três contas vencidas de energia e pagou o total de R$ 231, 27. Somente após bancar o valor, a vítima foi descobrir por meio de um funcionário da companhia que o site era fraudulento.

A vítima pesquisou na internet e encontrou o endereço eletrônico muito parecido com o da CPFL. Ao buscar em contas vencidas, encontrou três em aberto, uma com vencimento para o dia 13 deste mês no valor de R$ 86,22 e que tinha como beneficiário um homem chamado André Luiz Bandeira, outra no valor de R$ 72,22, e a terceira com vencimento para o dia 13 de julho no valor de R$ 72,83.

Logo em seguida a idosa esteve na agência da CPFL de Araçatuba e descobriu que havia sido vítima de estelionato. Um funcionário explicou para a idosa que o site acessado por ela não pertencia à companhia de energia e que os valores pagos não foram repassados para a concessionária.

O que diz a CPFL
Em nota, a CPFL informou que "tomou conhecimento de casos recentes de golpes que estão sendo aplicados através do ambiente digital e esclarece que não se trata de ataques em seu site oficial, mas sim de sites falsos que induzem os clientes ao erro".

A empresa afirmou que "vem adotando todas as medidas necessárias para minimizar a situação e que reforça constantemente, em campanhas de comunicação com a população, por meio de divulgação nas redes sociais, canais de atendimento e e-mail, as informações e orientações sobre seus serviços".

Por fim, informou que "possui políticas de proteção dos acessos ao site oficial da empresa e orienta que o consumidor vítima de golpe de terceiros faça o registro do boletim de ocorrência policial".

Confira abaixo orientações de segurança sobre as contas de energia elétrica passadas pela CPFL:

• A via de acesso à conta é o link encaminhado aos clientes pelo e-mail cadastrado, enviado pelo endereço contadigital@cpfl.com.br.

• Antes de confirmar o pagamento por boleto ou PIX, o cliente deve se certificar de que o valor é o mesmo que aparece na conta e se o nome e CNPJ do favorecido são os da empresa de energia. No caso da CPFL Paulista, o CNPJ é o 33.050.196/0001-88

• Em qualquer divergência ou suspeita, o cliente não deve fazer o pagamento. Ele deve solicitar a segunda via da conta exclusivamente pelo site www.cpfl.com.br ou aplicativo CPFL Energia, e pagar a nova fatura com o código de barras recém-emitido. Se for usar sites de busca, como o Google, o link correto é o https://www.cpfl.com.br/segunda-via-de-conta.

• A CPFL também possui uma área específica no site para orientações gerais de segurança para os clientes, o https://www.cpfl.com.br/fato-ou-fake.

• Em caso de dúvidas, os clientes podem acessar os canais de atendimento; na CPFL Paulista são: WhatsApp (19) 99908-8888, SMS 27351 e call center 0800 010 1010 (ligação gratuita).

Um novo modelo de estelionato foi registrado na delegacia da Polícia Civil em Araçatuba. A vítima, uma mulher de 66 anos que entrou em um site com as características da CPFL, emitiu três contas vencidas de energia e pagou o total de R$ 231, 27. Somente após bancar o valor, a vítima foi descobrir por meio de um funcionário da companhia que o site era fraudulento.

A vítima pesquisou na internet e encontrou o endereço eletrônico muito parecido com o da CPFL. Ao buscar em contas vencidas, encontrou três em aberto, uma com vencimento para o dia 13 deste mês no valor de R$ 86,22 e que tinha como beneficiário um homem chamado André Luiz Bandeira, outra no valor de R$ 72,22, e a terceira com vencimento para o dia 13 de julho no valor de R$ 72,83.

Logo em seguida a idosa esteve na agência da CPFL de Araçatuba e descobriu que havia sido vítima de estelionato. Um funcionário explicou para a idosa que o site acessado por ela não pertencia à companhia de energia e que os valores pagos não foram repassados para a concessionária.

O que diz a CPFL
Em nota, a CPFL informou que "tomou conhecimento de casos recentes de golpes que estão sendo aplicados através do ambiente digital e esclarece que não se trata de ataques em seu site oficial, mas sim de sites falsos que induzem os clientes ao erro".

A empresa afirmou que "vem adotando todas as medidas necessárias para minimizar a situação e que reforça constantemente, em campanhas de comunicação com a população, por meio de divulgação nas redes sociais, canais de atendimento e e-mail, as informações e orientações sobre seus serviços".

Por fim, informou que "possui políticas de proteção dos acessos ao site oficial da empresa e orienta que o consumidor vítima de golpe de terceiros faça o registro do boletim de ocorrência policial".

Confira abaixo orientações de segurança sobre as contas de energia elétrica passadas pela CPFL:

• A via de acesso à conta é o link encaminhado aos clientes pelo e-mail cadastrado, enviado pelo endereço contadigital@cpfl.com.br.

• Antes de confirmar o pagamento por boleto ou PIX, o cliente deve se certificar de que o valor é o mesmo que aparece na conta e se o nome e CNPJ do favorecido são os da empresa de energia. No caso da CPFL Paulista, o CNPJ é o 33.050.196/0001-88

• Em qualquer divergência ou suspeita, o cliente não deve fazer o pagamento. Ele deve solicitar a segunda via da conta exclusivamente pelo site www.cpfl.com.br ou aplicativo CPFL Energia, e pagar a nova fatura com o código de barras recém-emitido. Se for usar sites de busca, como o Google, o link correto é o https://www.cpfl.com.br/segunda-via-de-conta.

• A CPFL também possui uma área específica no site para orientações gerais de segurança para os clientes, o https://www.cpfl.com.br/fato-ou-fake.

• Em caso de dúvidas, os clientes podem acessar os canais de atendimento; na CPFL Paulista são: WhatsApp (19) 99908-8888, SMS 27351 e call center 0800 010 1010 (ligação gratuita).

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