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ESTELIONATO
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Mulher de Araçatuba cai em golpe e paga contas de energia em site fraudulento
Mulher de Araçatuba cai em golpe e paga contas de energia em site fraudulento
Araçatubense pesquisou na internet sobre a CPFL e encontrou um site parecido, que emitiu três supostas contas em aberto; prejuízo foi de R$ 231,27.
Araçatubense pesquisou na internet sobre a CPFL e encontrou um site parecido, que emitiu três supostas contas em aberto; prejuízo foi de R$ 231,27.
Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Um novo modelo de estelionato foi registrado na delegacia da Polícia Civil em Araçatuba. A vítima, uma mulher de 66 anos que entrou em um site com as características da CPFL, emitiu três contas vencidas de energia e pagou o total de R$ 231, 27. Somente após bancar o valor, a vítima foi descobrir por meio de um funcionário da companhia que o site era fraudulento.
A vítima pesquisou na internet e encontrou o endereço eletrônico muito parecido com o da CPFL. Ao buscar em contas vencidas, encontrou três em aberto, uma com vencimento para o dia 13 deste mês no valor de R$ 86,22 e que tinha como beneficiário um homem chamado André Luiz Bandeira, outra no valor de R$ 72,22, e a terceira com vencimento para o dia 13 de julho no valor de R$ 72,83.
Logo em seguida a idosa esteve na agência da CPFL de Araçatuba e descobriu que havia sido vítima de estelionato. Um funcionário explicou para a idosa que o site acessado por ela não pertencia à companhia de energia e que os valores pagos não foram repassados para a concessionária.
O que diz a CPFL
Em nota, a CPFL informou que "tomou conhecimento de casos recentes de golpes que estão sendo aplicados através do ambiente digital e esclarece que não se trata de ataques em seu site oficial, mas sim de sites falsos que induzem os clientes ao erro".
A empresa afirmou que "vem adotando todas as medidas necessárias para minimizar a situação e que reforça constantemente, em campanhas de comunicação com a população, por meio de divulgação nas redes sociais, canais de atendimento e e-mail, as informações e orientações sobre seus serviços".
Por fim, informou que "possui políticas de proteção dos acessos ao site oficial da empresa e orienta que o consumidor vítima de golpe de terceiros faça o registro do boletim de ocorrência policial".
Confira abaixo orientações de segurança sobre as contas de energia elétrica passadas pela CPFL:
• A via de acesso à conta é o link encaminhado aos clientes pelo e-mail cadastrado, enviado pelo endereço contadigital@cpfl.com.br.
• Antes de confirmar o pagamento por boleto ou PIX, o cliente deve se certificar de que o valor é o mesmo que aparece na conta e se o nome e CNPJ do favorecido são os da empresa de energia. No caso da CPFL Paulista, o CNPJ é o 33.050.196/0001-88
• Em qualquer divergência ou suspeita, o cliente não deve fazer o pagamento. Ele deve solicitar a segunda via da conta exclusivamente pelo site www.cpfl.com.br ou aplicativo CPFL Energia, e pagar a nova fatura com o código de barras recém-emitido. Se for usar sites de busca, como o Google, o link correto é o https://www.cpfl.com.br/segunda-via-de-conta.
• A CPFL também possui uma área específica no site para orientações gerais de segurança para os clientes, o https://www.cpfl.com.br/fato-ou-fake.
• Em caso de dúvidas, os clientes podem acessar os canais de atendimento; na CPFL Paulista são: WhatsApp (19) 99908-8888, SMS 27351 e call center 0800 010 1010 (ligação gratuita).
Um novo modelo de estelionato foi registrado na delegacia da Polícia Civil em Araçatuba. A vítima, uma mulher de 66 anos que entrou em um site com as características da CPFL, emitiu três contas vencidas de energia e pagou o total de R$ 231, 27. Somente após bancar o valor, a vítima foi descobrir por meio de um funcionário da companhia que o site era fraudulento.
A vítima pesquisou na internet e encontrou o endereço eletrônico muito parecido com o da CPFL. Ao buscar em contas vencidas, encontrou três em aberto, uma com vencimento para o dia 13 deste mês no valor de R$ 86,22 e que tinha como beneficiário um homem chamado André Luiz Bandeira, outra no valor de R$ 72,22, e a terceira com vencimento para o dia 13 de julho no valor de R$ 72,83.
Logo em seguida a idosa esteve na agência da CPFL de Araçatuba e descobriu que havia sido vítima de estelionato. Um funcionário explicou para a idosa que o site acessado por ela não pertencia à companhia de energia e que os valores pagos não foram repassados para a concessionária.
O que diz a CPFL
Em nota, a CPFL informou que "tomou conhecimento de casos recentes de golpes que estão sendo aplicados através do ambiente digital e esclarece que não se trata de ataques em seu site oficial, mas sim de sites falsos que induzem os clientes ao erro".
A empresa afirmou que "vem adotando todas as medidas necessárias para minimizar a situação e que reforça constantemente, em campanhas de comunicação com a população, por meio de divulgação nas redes sociais, canais de atendimento e e-mail, as informações e orientações sobre seus serviços".
Por fim, informou que "possui políticas de proteção dos acessos ao site oficial da empresa e orienta que o consumidor vítima de golpe de terceiros faça o registro do boletim de ocorrência policial".
Confira abaixo orientações de segurança sobre as contas de energia elétrica passadas pela CPFL:
• A via de acesso à conta é o link encaminhado aos clientes pelo e-mail cadastrado, enviado pelo endereço contadigital@cpfl.com.br.
• Antes de confirmar o pagamento por boleto ou PIX, o cliente deve se certificar de que o valor é o mesmo que aparece na conta e se o nome e CNPJ do favorecido são os da empresa de energia. No caso da CPFL Paulista, o CNPJ é o 33.050.196/0001-88
• Em qualquer divergência ou suspeita, o cliente não deve fazer o pagamento. Ele deve solicitar a segunda via da conta exclusivamente pelo site www.cpfl.com.br ou aplicativo CPFL Energia, e pagar a nova fatura com o código de barras recém-emitido. Se for usar sites de busca, como o Google, o link correto é o https://www.cpfl.com.br/segunda-via-de-conta.
• A CPFL também possui uma área específica no site para orientações gerais de segurança para os clientes, o https://www.cpfl.com.br/fato-ou-fake.
• Em caso de dúvidas, os clientes podem acessar os canais de atendimento; na CPFL Paulista são: WhatsApp (19) 99908-8888, SMS 27351 e call center 0800 010 1010 (ligação gratuita).
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