SAÚDE

Unisalesiano e Santa Casa de Araçatuba inauguram a Farmácia Hospitalar Central

Com investimento de R$ 1 milhão, a farmácia funcionará em área de 170 metros quadrados no subsolo da Santa Casa e agilizará distribuição de medicamentos aos pacientes do hospital

Por Da Redação, com assessoria do Unisalesiano | 26/05/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Assessoria/Unisalesiano

A cerimônia de inauguração contou com membros da reitoria do Unisalesiano, do hospital e diversas autoridades políticas e de organizações da sociedade civil
A cerimônia de inauguração contou com membros da reitoria do Unisalesiano, do hospital e diversas autoridades políticas e de organizações da sociedade civil

O Unisalesiano e a Santa Casa de Araçatuba inauguraram na manhã desta sexta-feira (26) a Farmácia Hospitalar Central. O investimento no novo setor, no valor de cerca de R$ 1 milhão, foi possível graças ao programa Mais Médicos, do Governo Federal, que autorizou o curso de medicina em Araçatuba.

A farmácia vai funcionar em uma área de 170 metros quadrados localizada no subsolo da Santa Casa, espaço que foi reformado e equipado, possibilitando ao hospital avançar, principalmente, em relação à segurança e agilidade na dispensação de uma média de 4,8 mil medicamentos ministrados diariamente aos pacientes. A média anual é de aproximadamente 1,8 milhão.

A Farmácia Hospitalar Central possui o sistema Dose Unitária, no qual os medicamentos são dispensados aos postos de enfermagem do hospital já fracionados, na quantidade exata da prescrição para cada paciente.

As embalagens serão identificadas com o nome do paciente, número do leito, horário de administração e código de barras com informações para rastreamento – desde a procedência do lote às condições e tempo de armazenamento, incluindo as etapas do processo de separação e fracionamento.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de membros da reitoria do Unisalesiano, representantes do hospital e diversas autoridades políticas e de organizações da sociedade civil.

A farmácia, segundo o provedor da Santa Casa, Petrônio Pereira Lima, é fruto do esforço conjunto e do compromisso de excelência na prestação de serviços de saúde à comunidade da região de Araçatuba.

“Hoje, celebramos não apenas a conclusão das obras da reforma, mas a importância dos recursos provenientes do programa Mais Médicos, em parceria com o Unisalesiano. Essa união de esforços permitiu a modernização e aprimoramento das nossas instalações”, ressaltou.

O inspetor da Missão Salesiana do Mato Grosso e Chanceler do Unisalesiano, padre Ricardo Carlos, iniciou seu discurso citando Dom Bosco, fundador dos salesianos, que foi inspirado por Deus a cuidar de uma porção delicada da sociedade, composta pelos jovens, pelos mais necessitados e os mais pobres.

Ele disse que o Unisalesiano está cuidando, de fato, para que os fármacos possam ser administrados corretamente, para que as pessoas possam receber a sua devida medicação com economia.

“Isso reverte para o bem da Santa Casa e de toda a população. Por isso, contem conosco, estamos à disposição e eu tenho certeza de que essa parceria, que já é de sucesso, será exemplo para tantas outras entidades”, disse.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.