MEIO AMBIENTE

Cetesb autoriza Prefeitura de Araçatuba a ampliar a capacidade do aterro sanitário

O espaço receberá um acréscimo de 115 mil metros cúbicos, ganhando mais dois anos de vida útil e permitindo à administração lidar melhor com os resíduos domiciliares da cidade

Por Ana Carolina Gonçalves (estagiária) | 17/05/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Divulgação

As obras para ampliação do aterro sanitário de Araçatuba serão iniciadas em dezembro deste ano, com a previsão de término para dezembro de 2025
As obras para ampliação do aterro sanitário de Araçatuba serão iniciadas em dezembro deste ano, com a previsão de término para dezembro de 2025

A Prefeitura de Araçatuba obteve um importante avanço na gestão dos resíduos sólidos do município. Com o acréscimo de 155 mil metros cúbicos na capacidade volumétrica do aterro sanitário do município, o espaço e passará a ter uma vida útil estendida por mais dois anos.

A ampliação do aterro, que atualmente tem capacidade para receber 180 toneladas de resíduos por dia, foi aprovada pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e começa em dezembro deste ano. A previsão de término é para dezembro de 2025.

Lucas Proto, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, explica que a ampliação representa um importante ganho para a cidade, que poderá lidar de forma mais eficiente com a produção de resíduos domiciliares e, ainda, garantir a destinação adequada dos mesmos por mais 24 meses.

Ele destacou a importância dessa conquista para a qualidade ambiental da cidade, sendo uma resposta estratégica para lidar com desafios crescentes no gerenciamento de resíduos. "A ampliação da capacidade do aterro sanitário é uma medida fundamental para garantir a qualidade ambiental da gestão dos resíduos em Araçatuba", disse.

"Estamos comprometidos em adotar práticas sustentáveis possíveis  manejo dos dejetos produzidos em nosso município. Essa conquista permitirá que continuemos oferecendo um destino adequado aos resíduos, mitigando os impactos ambientais e protegendo a saúde pública e os ecossistemas", informou o secretário.

O PROJETO

O avanço contribui para ações voltadas à sustentabilidade e visa a garantir um futuro mais saudável e preservado para os cidadãos. Lucas Proto conta que, desde 2017, a Prefeitura tem trabalhado para a ampliação e modernização do aterro, e que a licença expiraria neste ano.

“Porém, a administração municipal acreditava que o respectivo aterro sanitário não seria aproveitado ao seu limite. Sendo assim, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade contratou empresa especializada para realização de um rigoroso processo de levantamentos, estudos e de análises técnicas necessárias”, explica.

Segundo o secretário, o resultado foi a geração de um novo projeto de ampliação vertical do maciço único do atual. “O projeto foi submetido à devida apreciação da Cetesb, que emitiu parecer técnico favorável para a ampliação da capacidade do atual aterro. A medida garantirá a continuidade do manejo adequado dos resíduos domiciliares produzidos no município, bem como a preservação do meio ambiente”, completa.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.