EDUCAÇÃO

Creches municipais de Araçatuba ainda têm quase 300 crianças esperando por vaga

Município ainda está longe de zerar a fila de espera, mas Secretaria de Educação diz que situação já foi pior; neste ano, lista de crianças não matriculadas subiu de 257 para 288

Por Lauro Sampaio | 17/05/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Divulgação

No total, a rede municipal de creches atende a mais de 7 mil crianças de 0 a 3 anos de idade, que ainda não passaram para o primeiro ciclo do ensino fundamental
No total, a rede municipal de creches atende a mais de 7 mil crianças de 0 a 3 anos de idade, que ainda não passaram para o primeiro ciclo do ensino fundamental

Araçatuba ainda não conseguiu reduzir, neste ano, uma realidade estatística preocupante: a falta de vagas em creches. Segundo dados fornecidos à Folha da Região pela Secretaria Municipal de Educação, o município tem uma fila de espera de 288 crianças, cujas mães ou responsáveis não conseguiram vagas.

Em fevereiro, a lista de espera por vaga em creches era composta por 257 crianças. No total, a rede municipal de creches atende a mais de 7 mil crianças de 0 a 3 anos de idade, que ainda não passaram para o primeiro ciclo do ensino fundamental.

Wesley Carlos dos Santos, assessor de Projetos e Coordenação da Secretaria de Educação de Araçatuba, diz que no começo do ano passado a fila de espera era muito maior (quase 500  crianças) e que, com trabalho intensificado pela Prefeitura para abertura de matrículas, a situação teve uma “sensível melhora” neste ano letivo.

"No momento, temos 288 crianças na lista de espera por vagas em creches. Já no início de 2022, tínhamos 490 crianças aguardando vaga. A redução do número deve-se à inauguração de uma nova escola de educação infantil e, ainda, à contratação de mais profissionais, abrindo vagas nas escolas já existentes”, afirma o assessor.

Santos cita que a cidade tem creches em todas as regiões — são 40 estabelecimentos do gênero e quatro creches particulares conveniadas — e que tem sido feito um esforço intenso para zerar a fila de espera. “Temos focado na ampliação das creches já existentes. No momento, temos uma obra de ampliação concluída, outra em andamento e mais três obras na fase de elaboração dos projetos”, diz.

Segundo o assessor, apenas em janeiro deste ano, a Central de Vagas atendeu a mais de 550 crianças, entre transferências e novos alunos na educação infantil.

"Hoje temos 40 unidades escolares, entre Emebs e conveniadas. Atendemos a 7.385 alunos na educação infantil e a maior demanda se concentra na região norte da cidade. Esperamos que, com a ampliação das creches já existentes e a construção de outros prédios, o problema vá ser bem amenizado. Estamos trabalhando para resolver essa situação", garante.

"No início desta administração, em 2017, havia 1.500 crianças em lista de espera. Hoje a lista é de menos de 300 crianças", prossegue Santos. "Há um trabalho intenso da Secretaria de Educação para zerar a lista de espera", afirma.

!Falando apenas de 2022, já inauguramos uma creche no bairro Águas Claras, estamos com obras de ampliação aceleradas na Emeb Sérgio Esgalha, no bairro Guanabara, e temos mais três projetos de ampliação em fase final de planejamento. Além disso, contratamos 96 agentes para ampliar as vagas nos espaços já existentes e, com a homologação do concurso, novos profissionais serão contratados", finaliza.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.